quinta-feira - 07/01/2021
Secretaria de Saúde fará parceria com Governo do RN para investigar casos de Covid-19
Por: Comunicação
Mossoró e outros sete municípios potiguares serão alvos do inquérito Covid-19, uma espécie de mapeamento a ser feito por meio da aplicação de testes rápidos e um questionário. A iniciativa é da Secretaria Estadual de Saúde que anunciou a participação de 160 pesquisadores. O trabalho começa a partir da sexta-feira, dia 08, nos municípios de Mossoró, Natal, Pau dos Ferros, Assu, João Câmara, Santa Cruz, Caicó, e São José de Mipibu.
Na capital do oeste, 2,3 mil domicílios serão visitados pelos pesquisadores entre os dias 08 e 10 de janeiro, período referente ao primeiro de três ciclos anunciados pela SESAP. Os demais ciclos ocorrerão nos seguintes períodos: 15 a 17 de janeiro ( 2º ciclo ), 22 a 24 de janeiro ( 3º ciclo ). Cada ciclo investigará 2,3 mil domicílios.
Ao todo, o inquérito abrangerá 24 mil pessoas e aproximadamente 7 mil domicílios em oito regiões do estado. O objetivo é identificar o comportamento da Covid-19 e a sua disseminação.
A Secretaria Municipal de Saúde é parceira da SESAP neste inquérito da Covid-19, já que, por meio dos agentes da Vigilância em Saúde, todos os testes que derem resultado positivo para a doença, serão levados ao conhecimento da saúde pública municipal que adotará as providências cabíveis, que vão desde as orientações para isolamento até o encaminhamento para a rede primária de saúde, e a depender da gravidade do caso, fará encaminhamentos para os hospitais com leitos Covid.
Acionada para apoiar o mapeamento, a Vigilância em Saúde de Mossoró pede que a população atenda aos pesquisadores. "Nós somos parceiros e acreditamos que este trabalho da SESAP tem grande importância. Então pedimos para a população mossoroense ajudar sendo receptiva e respondendo ao questionário a ser aplicado. A testagem é gratuita e quem tiver resultado positivo contará com toda a atenção da saúde primária municipal", disse Iranilde Campos, diretora da Vigilância em Saúde de Mossoró.