sexta-feira - 31/07/2020

Secretaria de Saúde divulga programação do Agosto Dourado e da Semana Mundial de Aleitamento Materno

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Saúde, inicia a partir da segunda-feira (3) as ações da Campanha Agosto Dourado e da Semana Mundial de Aleitamento Materno - SMAM 2020. A programação se estende ao longo de todo o mês de agosto.

Entre as ações estão: qualificação para profissionais da Estratégia de Saúde da Família com um curso on-line sobre Amamentação e Alimentação Saudável na Primeira Infância - UNICEF; Fortalecimento da temática sobre Amamentação, com foco no tema central da SMAM 2020, que é “Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável”, nos atendimentos das gestantes no Programa de Pré-Natal, no acompanhamento do estado nutricional das crianças até os 2 anos, do Programa de Crescimento e Desenvolvimento (CeD), e nas visitas puerperais realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) nas casas das pacientes com após o parto.

Entre os dias 3 e 14 de agosto será realizado o 1º Mamaço Virtual de Mossoró, o objetivo de estimular as mulheres lactantes e aquelas que já vivenciaram a experiência da amamentação a postarem fotos amamentando no Instagram, marcando a Prefeitura de Mossoró.

“Esperamos contar com a participação do maior número de pessoas nesse movimento pela vida. Para participar as mulheres interessadas devem postar uma foto desse ato de amor, ou expressando em palavras a sua emoção em está contribuindo para valorização da vida e do planeta. Caso alguma interessada não tenha Instagram, pode autorizar o Agente Comunitário de Saúde (ACS) da Unidade Básica de Saúde (UBS) onde é atendida, a postar sua foto”, explica a nutricionista Ivana Moraes, de Apoio a Política de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Saúde.

A Secretaria de Saúde também aderiu à campanha promovida pelo Ministério da Saúde para sensibilizar e mobilizar doadoras de leite materno. “As ações visam estimular o crescimento de doações de leite materno para o Banco de Leite Humano de Mossoró, que registrou uma queda no estoque devido à pandemia do novo coronavírus (COVID-19). As lactantes interessadas em contribuir para a campanha podem entrar em contato com a unidade por meio do telefone, que serão orientadas sobre como conservar o leite a ser doado e agendar um dia para a equipe da unidade recolher a doação em sua residência”, explica a nutricionista.