quarta-feira - 14/11/2018

Secretaria de Saúde comemora Dia da Diabetes com programação especial

Por: Comunicação

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Mossoró promoveu na manhã desta quarta-feira (14) um encontro com os diabéticos mossoroenses para celebrar o dia mundial da Diabetes. A ação teve o objetivo de reunir os usuários cadastrados que recebem insulinas gratuitamente na cidade em um momento de convivência coletiva com café da manhã, orientações de alimentação saudável e atividades físicas. O secretário de Saúde, Benjamin Bento, lembrou das dificuldades que o Município enfrentou ao assumir a atual administração no setor das insulinas. "Quando assumimos, a distribuição de insulinas começou com menos de 400 pacientes. O custo desse medicamento é muito alto. Mesmo com dificuldade, fomos nos organizando e melhorando a distribuição na cidade. Atualmente temos mais de 700 cadastrados que recebem insulina de graça. Esperemos melhorar ainda mais a assistência no próximo ano.", destacou o secretário. Ele ainda pontuou que Mossoró é uma das poucas cidades do Nordeste que garante essa assistência. "Apenas três cidades do Nordeste fazem esse tipo de trabalho são Mossoró, Natal e Campina Grande.", finalizou Benjamin. Dandara Chrystian Maia, 25 anos, é uma das diabéticas cadastradas na Secretaria de Saúde. Ela é atleta da Seleção Brasileira de Karatê, sendo medalhista em Campeonatos Panamericanos e Mundiais de Karatê. Pela primeira vez falou para um público sobre esse assunto. "Nunca tinha falado sobre esse assunto. Me considero forte, mas às vezes a gente mostra nossas fragilidades. Sua vida não acaba porque contraiu a diabetes. As pessoas precisam ter conhecimento, precisam se cuidar e ter amor próprio, porque a doença não é o fim. Momentos como hoje são imprescindíveis porque a gente se reúne com outros colegas, tira dúvidas.", enfatizou a tri-campeã brasileira na categoria adulta no Karatê.
"A diabetes nunca me impediu de continuar minha trajetória como atleta. Comecei no Karatê com 14 anos em Mossoró pelo benefício de Saúde, mas não no intuito de competir. Fui melhorando, melhorando e passei a participar de competições. Fui ganhando e trazendo títulos para Mossoró. Descobri a doença ao longo de minha trajetória como atleta. Estou fazendo o tratamento e me sinto muito bem, vivo normalmente.", explica a karateca Dandara.
Dandara faz uso de três unidades de Tresiba e uma de Novorapid por mês, tendo a garantia da entrega do medicamento. "Desde que comecei a usar insulina aqui em Mossoró nunca faltou pra mim. Sempre que venho sou bem tratada e recebo meus medicamentos.", finaliza. Durante o evento, a coordenação de insulinas sorteou 42 kits térmicos para transporte de insulinas, 15 kits com fita-teste e agulha e mais 5 glicosimetros On Call Plus, dispositivo utilizado para verificar a concentração de glicose no sangue. As ofertas dos prêmios foram cortesias dos fornecedores da Secretaria de Saúde.  
Tags:
Anterior Próximo