quinta-feira - 30/01/2020

Secretaria de Saúde apresenta Plano de Contingência para o Enfrentamento das Arboviroses em Mossoró

Na manhã desta quinta-feira, a Prefeitura de Mossoró por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no Auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania, a 1ª Reunião do Comitê Executivo de Combate às Arboviroses. Na reunião a equipe da Diretoria de Vigilância à Saúde, da Unidade de Vigilância em Zoonozes, apresentou o Plano de Contingência para o Enfrentamento das Arboviroses em Mossoró.

A Secretária Municipal da Saúde, Saudade Azevedo, diz que esta é a primeira reunião do Comitê Executivo que monitora a questão das arboviroses. “Apesar de Mossoró ter, nos últimos três anos, reduzido 90% o número de casos, o Ministério da Saúde mandou um alerta para todo o Brasil, de uma possível epidemia para 2020. Então fizemos um Plano de Contingência com as ações que a gente pode desenvolver junto com nossos parceiros”, explica.

Entre os parceiros da Secretaria de Saúde para a realização das ações estão: as secretarias municipais de Serviços Urbanos, de Educação, de Desenvolvimento Social, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, igrejas, universidades, Companhia de Água e Esgoto do RN (CAERN), Companhia Energética do RN (COSERN), Tiro de Guerra, entre outras entidades, cada um deles com uma função. “Esse primeiro momento é para que a gente apresente esse plano e discuta o papel de cada um nesse trabalho, quais as ações que todos nós vamos desenvolver e como a gente faz para juntos chegarmos até a população com todas essas informações, para que a gente não venha no ano de 2020 ter uma epidemia”, enfatiza.

Saudade Azevedo frisa que é necessário o envolvimento de todos no combate as arboviroses, inclusive sendo de grande importância a conscientização da população em geral, que tem o papel mais importante nesse contexto, já que 80%dos criadouros de mosquitos estão dentro das residências “Nós precisamos que as pessoas não acumulem lixo em seus quintais”, tampem as caixas de água, e demais recipientes de armazenamento de água. A gente sabe que uma simples tampinha de refrigerante pode ser um criadouro”, comenta.