terça-feira - 25/01/2022
Secretaria de Educação recebe equipe do projeto “Qualificação Direta em Primeira Infância"
Por: Maricelio Almeida
A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Mossoró recebeu na tarde desta terça-feira (25) a visita de membros da equipe do projeto “Qualificação Direta em Primeira Infância”, realizado pelo Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com a Petrobras. As especialistas Vivian Barros e Emília Marinho se reuniram com a secretária Hubeônia Alencar e demais representantes da SME, destacando os avanços na iniciativa que começou a ser desenvolvida em 2021 e terá duração de três anos.
O projeto “Qualificação Direta em Primeira Infância”, pioneiro no país, alcançando em 2021 quatro cidades do Brasil, tem como missão promover o desenvolvimento pleno das crianças de zero a seis anos, com o propósito de melhorar a gestão da educação por meio da qualificação dos secretários e gestores das secretarias de educação. Para isso, são realizadas mentorias com os secretários e oficinas formativas com os gestores.
“Estamos retomando o processo de diagnose, que havíamos iniciado em 2021 junto à equipe de coordenação de Educação Infantil, processo esse voltado para a melhoria da gestão pedagógica. Após essa retomada, nós vamos desenvolver um Plano de Ação, para vermos como podemos lapidar o trabalho que já vem sendo feito aqui na Secretaria, no sentido de qualificar a gestão dos diretores, a prática docente, para que possamos obter resultados melhores nessa fase tão importante da educação, que é a primeira infância”, apontou Vivian Barros, especialista em gestão pedagógica.
Também presente em Mossoró, a especialista em gestão de redes do “Qualificação Direta em Primeira Infância”, Emília Marinho, ressaltou o objetivo do projeto, destacando que uma das metas é identificar as necessidades reais de vagas para crianças de zero a seis anos, em um plano que contemple a criação dessas oportunidades de ingresso a curto, médio e longo prazo. “Nós estamos desenvolvendo uma visão integral dos equipamentos para a primeira infância. Precisamos entender as demandas futuras, quais os investimentos que virão no sentido de gerar uma maior mobilidade habitacional, para que a educação esteja lado a lado com essa expansão da cidade”, disse.
Para a secretária Hubeônia Alencar, essa parceria com o CEIPE FGV e Petrobras representará um legado importante para a educação municipal em Mossoró. “Trabalhamos durante todo o ano de 2021 nesse projeto-piloto em que poucas cidades do país fazem parte, e Mossoró tem a honra de ser uma delas. Estamos nessa etapa agora de apresentação do Plano de Ação. É um projeto importantíssimo, que visa a colaborar com a qualificação da gestão. Nossa equipe é muito aguerrida, vem dando o seu máximo, com o objetivo de melhorar o ensino, a educação para a primeira infância. O projeto coincide com a nossa visão de gestão, pois entendemos que a educação precisa ser trabalhada de forma integral e integrada, e esse projeto contempla ações para além área da educação”, comentou.
A partir deste ano, o projeto estará presente em duas Unidade de Educação Infantil (UEIs) modelos, onde o CEIPE FGV acompanhará a Secretaria em sua implementação. Com base nesse piloto, em 2023 o trabalho se expandirá para mais uma UEI da rede. Todo o material e método desenvolvido no decorrer das atividades ficará com os gestores para que, no futuro, eles possam escalonar o projeto para o restante da rede.
“Toda a equipe de gestão destas escolas passará por um processo de qualificação e estará diretamente envolvida em todas as ações da FGV e Petrobras para a primeira infância. É um legado que vai ficar para o município de Mossoró. A partir dessas duas unidades que serão pilotos, ampliaremos posteriormente para as demais”, conclui a secretária Hubeônia Alencar.