quarta-feira - 23/03/2022

Secretaria de Educação de Mossoró publica Programa de Recomposição das Aprendizagens

Por: Maricelio Almeida

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria de Educação, está disponibilizando à população em geral a íntegra do Programa de Recomposição das Aprendizagens (PRA) da Rede Municipal de Ensino. O documento, com 64 páginas, pode ser acessado clicando aqui, conforme link publicado no Jornal Oficial de Mossoró (JOM) desta quarta-feira (23). O PRA já havia sido apresentado a supervisores e gestores escolares no dia 15 de fevereiro deste ano.

O Programa de Recomposição das Aprendizagens configura-se como uma estratégia didático-pedagógica orientadora para as unidades de ensino direcionarem esforços na busca de caminhos para recompor as habilidades e competências não desenvolvidas pelos alunos em razão dos impactos das dificuldades enfrentadas pelas/os crianças/alunos no âmbito do ensino remoto no contexto da pandemia da Covid-19.

“O intuito do PRA é minimizar os prejuízos pedagógicos ocorridos na consolidação das aprendizagens ao longo do período pandêmico de 2020/2021, em que a oferta de ensino se deu de modo remoto. Além disso, o programa objetiva priorizar as habilidades e objetos de conhecimento essenciais a serem trabalhados nesses anos. O PRA se apresenta como uma estratégia para assegurar o pleno desenvolvimento e a continuidade da vida escolar no retorno às atividades de ensino presenciais”, explica o gerente executivo de Avaliação, Planejamento, Inovação e Tecnologia da SME, Hélio Oliveira.

Conforme o documento, o objetivo do PRA é recompor as aprendizagens em sentido amplo, envolvendo os aspectos cognitivo, social e psicomotor das/dos crianças/alunos. O programa tem como base as avaliações diagnósticas unificadas realizadas no final de 2021, bem como os relatórios individuais das crianças da Educação Infantil e o diagnóstico inicial dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Foram essas avaliações que proporcionaram a identificação, por ano escolar e componentes curriculares, das dificuldades apresentadas pelas crianças/alunos quanto às competências e habilidades mínimas essenciais ao percurso escolar.

“Nosso Programa de Recomposição das Aprendizagens é apresentado como uma ação concreta de superação das dificuldades de aprendizagens impostas pelo contexto da pandemia e marca um novo momento educacional da Rede Municipal de Ensino. A recomposição é uma estratégia contínua e não deve ser encarada como forma de repor conteúdos, mas de, com base nas principais dificuldades averiguadas e aprendizagens não consolidadas indicadas pelas avaliações, criar as condições para que os alunos as superem e as desenvolvam”, destaca a secretária de Educação, Hubeônia Alencar.

“O PRA é de fundamental importância por proporcionar às crianças/alunos da Rede Municipal de Ensino a oportunidade de recompor as aprendizagens não consolidadas no biênio 2020/2021, a partir do desenvolvimento das habilidades essenciais dos anos/séries estudados”, ressalta a gerente executiva Pedagógica da SME, Gilneide Lobo.

O programa será desenvolvido em atividades realizadas nos dias letivos, somando-se ainda 80 horas-aula anuais extras, que deverão ser executadas aos sábados, não contabilizadas na carga horária letiva. O PRA terá sua metodologia aplicada ao longo de um ano, por meio de projetos como “Conviver na Educação Infantil”, “Letramento e Alfabetização”, “Oficina de Produção de Texto”, “Letramento Matemático”, “Iniciação Científica”, “Núcleo de Estudos Interdisciplinares” e “Mossoró Educa+”.

“O Programa de Recomposição das Aprendizagens é uma iniciativa inovadora e não se caracteriza em uma simples estratégia de recuperação, devendo ocorrer ao longo do ano letivo, abrangendo atividades de estímulo ao aprendizado, da Educação Infantil ao 9º do Ensino Fundamental, com foco na recomposição das aprendizagens não consolidadas pelos alunos durante o período de aulas remotas”, finaliza a secretária Hubeônia Alencar.