quarta-feira - 26/09/2018

Secretaria de Educação promove workshop sobre inclusão

Profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino estiveram reunidos no auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania no começo da noite desta terça-feira, 25, para um workshop. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação, através do setor da Educação Especial e Ensino Fundamental. Na oportunidade foi discutido o tema “Tempo, espaço e mediação na escola inclusiva”. A temática foi abordada e conduzida pela coordenadora da Educação Especial, Selma Bedaque. O evento foi voltado para os professores do Ensino Fundamental, dos Anos Finais (do 6º ao 9º Ano). Durante o workshop o professor Ronaldo Ales, da Escola Municipal Dr. José Gonçalves, da comunidade de São João da Várzea, zona rural de Mossoró, fez o relato de experiência exitosa registrada em sua vivência profissional em sala de aula com um aluno com deficiência. De acordo com o professor o aluno se isolava, evitava o relacionamento com os colegas e comumente se mostrava disperso em meio as atividades em sala de aula. A partir dessa percepção o professor passou a atenção mais especial com esse aluno possibilitando a inclusão na prática. “Eu me aproximei mais desse aluno por perceber que sempre que havia uma atividade em grupo ele ficava sempre só e aí passei a chama-lo para o meu birô para fazer com ele as atividades. Foi então que percebi que ele não conseguia nem se quer fazer uma operação simples de matemática. Essa aproximação, esse cuidado com ele permitiu um início de avanço que foi potencializado também quando ele se sentiu parte da turma, se envolvendo com os amigos. O resultado é que ele hoje é mais participativo e possui autonomia para resolver as atividades de matemática”, relatou o professor.