quarta-feira - 28/12/2022

Secretaria de Educação promove workshop sobre Avaliação e Planejamento Estratégico

Por: Maricelio Almeida

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Mossoró promoveu ao longo desta quarta-feira (28) o I Workshop sobre Avaliação e Planejamento Estratégico. O evento, ocorrido no auditório do Centro Administrativo da Cidadania Prefeito Alcides Belo (Aeroporto), discutiu as ações executadas pela pasta ao longo do ano, debatendo também as atividades que serão realizadas em 2023.

O workshop foi conduzido pelas gerências Pedagógica e de Avaliação, Planejamento, Inovação e Tecnologia, reunindo técnicos da SME e os representantes das coordenadorias de Avaliação e Formação Continuada; Projetos, Inovações e Tecnologia; Registro e Inspeção Escolar; Educação Infantil; Ensino Fundamental Anos Iniciais, Anos Finais e Educação de Jovens e Adultos (EJA); Educação Especial e Psicopedagogia. O Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM) também esteve presente.

Secretária Hubeônia Alencar

“Ao mesmo tempo em que estamos fazendo um balanço das ações de 2022, já estamos também projetando as ações para 2023. É um momento importantíssimo. Nós defendemos a avaliação e o planejamento como partes formativas, isso é fundamental para que as ações possam acontecer”, pontuou a secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar.

A secretária destaca ainda que novos encontros serão realizados, contemplando toda a equipe da SME. “Teremos novos encontros, com toda a Secretaria reunida, fazendo o seu planejamento estratégico. O foco é executar todas as ações a partir das diretrizes da política municipal de educação, garantindo o acesso, a permanência e o sucesso escolar do nosso aluno. Essas três dimensões vão permear todo o fazer da SME”, frisou Hubeônia.

Gerente Pedagógica Gilneide Lobo

A gerente executiva Pedagógica, Gilneide Lobo, enfatiza a importância do encontro. “Estamos realizando um processo de avaliação das ações realizadas em 2022 e, a partir disso, analisando, refletindo e já planejando 2023. Isso é importante porque vemos as diversas percepções das coordenadorias e dos técnicos das duas gerências, para que refletindo juntos, toda a equipe, a gente possa alcançar as melhorias almejadas”, pontuou.

Titular da Gerência de Avaliação, Planejamento, Inovação e Tecnologia, Hélio Oliveira diz que iniciativas como o workshop reforçam o compromisso da gestão municipal com a educação. “Pensamos esse momento como uma forma de avaliar tudo aquilo que foi executado, principalmente no ano de 2022, para analisarmos aonde temos conseguido bons resultados, as dificuldades e projetarmos aquilo que a gente precisa fazer para avançar ainda mais. Claro que esse avanço só pode ser pensado a partir da política municipal de educação e dos eixos que estruturam essa política”, salientou.

Hélio Oliveira, gerente de Avaliação, Planejamento, Inovação e Tecnologia

O próximo workshop acontecerá no dia 4 de janeiro, também durante todo o dia, reunindo as coordenadorias das gerências de Administração, de Orçamento e Finanças e de Gestão de Pessoas. Também estarão presentes os representantes do Centro de Apoio ao Deficiente Visual (CADV), Portal do Saber e Indústria do Conhecimento.