sexta-feira - 08/04/2022

Secretaria de Educação promove encontro entre professores e assistentes de alfabetização

Por: Maricelio Almeida

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Mossoró promoveu, na noite desta quinta-feira (7), o 1° Encontro do programa “Tempo de Aprender”, reunindo professores e assistentes de alfabetização com o objetivo de apresentar informações sobre a execução do programa nas escolas da Rede Municipal de Ensino. O encontro ocorreu na Universidade Potiguar (UnP).

“Essa foi uma importante ação, pois a atuação dos assistentes junto aos professores irá contribuir no processo de recomposição das aprendizagens, em especial a alfabetização dos alunos de 1° e 2° anos do Ensino Fundamental. No evento, os professores tiveram a oportunidade de se aprofundarem nos eixos e ações do programa”, destacou a professora Márcia Núbia, coordenadora do “Tempo de Aprender”.

Ainda segundo Márcia Núbia, durante o encontro assistentes conheceram e tiveram contato com os recursos e materiais disponibilizados no portal do programa e receberam informações objetivas que irão orientar na execução das suas ações na sala de aula.

“Esses encontros fazem parte de um processo formativo que visa promover o trabalho do assistente de alfabetização de forma integrada às ações do professor, possibilitando assim o alcance do objetivo do programa, que é elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem no âmbito da alfabetização, da literacia e da numeracia nos anos iniciais do Ensino Fundamental e com isso alcançar a meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE)”, acrescentou a gerente executiva Pedagógica da SME, Gilneide  Lobo.

O programa “Tempo de Aprender” foi instituído pelo Ministério da Educação (MEC), com execução pelos municípios. A Secretaria de Educação de Mossoró convocou, na sexta-feira da semana passada (6), 27 candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado (PSS) organizado pela pasta.

Os candidatos convocados poderão atuar no “Tempo de Aprender” por até oito meses, com início na próxima segunda-feira (11). O período de desenvolvimento das atividades poderá ser alterado conforme normas e diretrizes estabelecidas pelo MEC.

Para atuação no “Tempo de Aprender”, o Assistente de Alfabetização selecionado receberá, a título de ressarcimento de despesas com transporte e alimentação, ajuda de custo no valor de R$ 150,00 por turma, valor que, em nenhuma hipótese, confunde-se com remuneração por serviços prestados, já que a natureza da atividade é voluntária.