quarta-feira - 08/12/2021

Secretaria de Educação premia alunos e professores no encerramento da IV Fecirme

Por: Maricelio Almeida

Em solenidade realizada na tarde desta quarta-feira (8), no Teatro Dix-huit Rosado, a Secretaria de Educação, reconhecendo e valorizando o empenho de alunos e professores no desenvolvimento de projetos realizados ao longo do ano, premiou os vencedores da IV Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino de Mossoró (FECIRME). A cerimônia contou com a presença do prefeito Allyson Bezerra, que destacou a importância do incentivo à ciência desde a Educação Básica.

“É fundamental o apoio aos nossos estudantes que estão dentro das escolas desenvolvendo ciência, conhecimento, entendendo o que é um experimento científico, entendendo o que é uma metodologia, o que são os resultados, o que é uma conclusão. Importante reconhecer também o trabalho fundamental dos professores, da equipe pedagógica, de todos que compõem a escola, de forma geral, e a parceria com as universidades”, pontuou o gestor.

Durante a solenidade no Teatro Dix-huit Rosado foram anunciados os nomes das equipes vencedoras nas três modalidades em que os projetos puderam ser inscritos, Ideação, Em Desenvolvimento e Concluídos, além dos vencedores na categoria geral. Os professores articuladores também foram homenageados. O projeto “Conhecimentos dos moradores da Comunidade da Quixaba, no município de Mossoró, sobre a depressão”, obteve a primeira colocação geral na Fecirme.

“Estamos muito felizes, não esperávamos. A ideia do projeto surgiu a partir da nossa curiosidade sobre o conhecimento dos moradores da nossa comunidade a respeito desse tema, da depressão”, afirmou Raniela Pereira, estudante premiada. “Nós ficamos muito felizes, era algo que a gente não esperava. A orientação da professora foi muito importante, porque nos ajudou em pontos que tínhamos muita dificuldade”, acrescentou a aluna Débora Beatriz.

Raniela Pereira, Débora Beatriz e Adna Vitória da Rocha, autoras do projeto, são alunas da Escola Municipal Evilásio Leão, localizada na zona rural de Mossoró. Com o resultado alcançado na Fecirme, elas foram contempladas com uma bolsa mensal de R$ 100,00, durante seis meses, concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Para 2022, a Fecirme também já teve um projeto aprovado no CNPq.

“Eu acho que é um resultado melhor do que a gente pensou que seria. Foi uma feira no modo virtual, que a gente nunca tinha participado, então foi um desafio de todos as ordens. Eu queria externar minha alegria, gratidão à equipe da Secretaria de Educação, que foi muito engajada em nos ajudar. É um resultado que a gente não esperava realmente”, afirmou a professora Dayane Souza, orientadora do projeto que obteve o primeiro lugar geral.

Feira do Semiárido e Febrace

Ainda durante a cerimônia de premiação e encerramento da Fecirme foram divulgados os 25 projetos credenciados pela rede municipal para XI Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, evento que será realizado, em formato híbrido, pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), entre os dias 14 e 18 de dezembro, no Centro de Exposição Enéas Negreiros (EXPOCENTER). E os dois projetos credenciados para a 20ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), que acontecerá em São Paulo no mês de março de 2022.

Os projetos credenciados para a Febrace foram “Gerador de Energia”, dos alunos André Filho, Rickson José e Pedro Gabriel, da Escola Municipal Vereador José Bernardo, zona rural de Mossoró. E “Intolerância na internet: o discurso de ódio no meio virtual”, idealizado pelas estudantes Camily Queiroz e Ana Júlia Duarte, da Escola Municipal Ronald Pinheiro Neo Júnior.

“Não imaginava que o projeto pudesse chegar tão longe. Eu até pensava que iria alcançar uma premiação municipal, algo na Feira do Semiárido, mas superou muito as minhas expectativas, porque uma feira de nível nacional é algo muito grande, que eu não imaginava alcançar, mas aqui estou. O projeto trouxe muito aprendizado para nós. É muito importante participarmos dessas oportunidades que a escola e o município nos dão”, comentou a aluna Camily Queiroz.

O projeto sobre intolerância na internet foi orientado pelo professor Higo Thayrone. “A premiação é fruto do trabalho conjunto com os alunos. Desde o 6º ano a gente incentiva, motiva os alunos na construção dos saberes, para que a cada ano nossa escola possa evoluir na feira de ciências, e graças a Deus está dando certo. Ficamos orgulhosos em perceber que os alunos estão entendendo a importância da feira no ensino fundamental. Com o credenciamento para a Febrace, o compromisso e a responsabilidade em representar o município aumentam”, frisou.

Balanço

A professora Débora Praxedes, coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais e Educação de Jovens e Adultos (EJA), avalia como exitosa a realização da IV Fecirme. “É um balanço extremamente positivo para os desafios enfrentados nesse ano, nesse contexto de pandemia. Nós mostramos que é possível sim fazer feira de ciências na educação básica e no formato virtual. Agora, nós acompanharemos nossos alunos nos 25 projetos aprovados para a Feira da Ufersa, como também nos dois projetos aprovados para a Febrace”, disse.

Para a secretária municipal de Educação, professora Hubeônia Alencar, o resultado também é positivo. “É um momento importantíssimo, para que nós possamos fomentar a pesquisa dos anos iniciais e anos finais. Este ano a edição ainda contemplou somente os alunos dos anos finais, mas já temos projeto aprovado para 2022 ampliando a feira para os anos iniciais também. Essa iniciação à pesquisa já na educação básica é fundamental para os futuros cientistas que se formarão e é também uma forma de tornar a aprendizagem muito mais significativa”, relatou, complementando ainda:

“O mais interessante é nós destacarmos que os trabalhos que foram apresentados nas feiras, que foram selecionados, foram trabalhos construídos ao longo do ano. Não são trabalhos fabricados para a feira, mas são projetos construídos na sala de aula durante o desenrolar das atividades. O que nós destacamos nesse momento é a coroação de terminarmos o ano letivo tendo realizado a primeira feira de ciências do município no formato virtual. Isso é muito positivo, porque é a comprovação de que as aulas on-line funcionaram”, finalizou Hubeônia Alencar.

O encerramento da Fecirme contou com a presença da professora Cristiane Carvalho, coordenadora da Feira de Ciências da Ufersa; da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Uern, professora Ellany Gurgel; vereadores e secretários municipais; entre outras autoridades. As apresentações da IV edição da Fecirme foram finalizadas no dia 19 de novembro, consolidando o incentivo ao conhecimento científico na Educação Básica, por meio do desenvolvimento e exposição de mais de 60 projetos idealizados por alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, em um trabalho integrado e alinhado com professores orientadores, diretores, supervisores e equipe gestora da Secretaria Municipal de Educação. 

 

CONFIRA A RELAÇÃO DOS PROJETOS PREMIADOS NA IV FECIRME:

Categoria “Ideação”

3º lugar: Perfil no instagram para sensibilizar jovens e adolescentes sobre problemas relacionados à poluição, provocados pelo lixo em Mossoró

Escola: Rotary

Professora: Márcia Betânia de Souza

Alunos: Ana Aline Gomes de Oliveira, Analyce da Silva Nascimento e João Kellyson de Araújo

 

2º lugar: Orcas são baleias assassinas! Ou será que não?

Escola: Rotary

Professor: Camilo Chagas Dantas

Aluno: Luís Eduardo de Lima Silva

 

1º lugar: Saúde mental e pandemia na Escola Municipal Prof. Manoel Assis: desenvolvendo subsídios através das redes de apoio

Escola: Manoel Assis

Professora: Clédna Kalyne M. Dantas Alves

Alunas: Ana Gabriela Nunes da Silva e Francisca Brenda Moreira dos Santos

 

Categoria “Em Desenvolvimento”

3º lugar: Dignidade menstrual: um estudo com as alunas do Ensino Fundamental dos Anos Finais da E. M. Marineide Pereirada Cunha

Escola: E. M. Marineide Pereira

Professora: Anna Rafaella de Paiva Dantas

Alunas: Maria Clara Lima e Vitória Letícia

 

2º lugar: Utilização de composteiras como destino de lixo orgânico residencial

Escola: Rotary

Professor: Camilo Chagas Dantas

Alunas: Maria Isabelly Souza de Morais e Maryanny Cristhine Gomes do Nascimento

 

1° lugar: Sabão econômico: baixo custo e menos poluição

Escola: E. M. Marineide Pereira

Professora: Anna Rafaella de Paiva Dantas

Alunos: Murilo Silva, Gian Claude e Carla Danielle

 

Categoria “Concluídos”

3º lugar: Intolerância na internet: o discurso de ódio no meio virtual

Escola: Ronald Pinheiro Neo

Professor: Higo Thayrone da Silva Costa

Alunas: Camily Queiroz e Ana Júlia Duarte

 

2° lugar: Moda através do tempo e sua importância para economia

Escola: Ronald Pinheiro Neo

Professor: Higo Thayrone da Silva Costa

Alunas: Sara Leticia Soares da Silva, Kevellyn Laysa da Silva Oliveira e Jhennifer Cauany Alves de Oliveira

 

1º lugar: Conhecimentos dos moradores da Comunidade da Quixaba, no município de Mossoró, sobre a depressão

Escola: Evilásio Leão

Professora: Dayane Priscila Pereira de Souza

Alunas: Raniela Pereira da Rocha, Débora Beatriz Alves de Araújo e Adna Vitória da Rocha

 

Categoria “Geral”

3º lugar geral: Saúde mental e pandemia na Escola Municipal Prof. Manoel Assis: desenvolvendo subsídios através das redes de apoio

2º lugar geral: Sabão econômico: baixo custo e menos poluição

1º lugar geral: Conhecimentos dos moradores da Comunidade da Quixaba, no município de Mossoró, sobre a depressão.

Tags:
Anterior Próximo

Por Categoria

Podcast Mais Mossoró

Vídeos

Mais videos