quarta-feira - 05/05/2021

Secretaria de Educação participa de lançamento do programa que vai promover transformação digital na Rede Municipal

Por: DIRETI

O programa “Gestão de Inovação e Tecnologia na Rede de Ensino” foi lançado virtualmente, nesta quarta-feira (5). A Rede Municipal de Ensino de Mossoró é uma das beneficiadas com a iniciativa que pretende promover a transformação digital das redes municipais de ensino em 13 municípios do país. A Secretaria Municipal de Educação (SME) participa do programa que conectará escolas municipais e possibilitará a incorporação da tecnologia nas práticas pedagógicas.

O programa “Gestão de Inovação e Tecnologia na Rede de Ensino” é uma iniciativa do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), apoiada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Instituto General Motors (IGM). A finalidade é melhorar a qualidade e a equidade da educação dos municípios com o estabelecimento de um processo contínuo de formação e planejamento para aprimorar na prática pedagógica, ao mesmo tempo em que desenvolve líderes educacionais para a transformação digital.

Com duração de dois anos, o programa será viabilizado com o apoio de dois parceiros. A Rede Municipal de Ensino de Mossoró é uma das seis do Nordeste que participa da iniciativa e receberá suporte da RNP. A iniciativa não envolve a transferência de recursos financeiros às redes participantes. Em vez disso, o CIEB, em parceria com a RNP e o IGM, prestará assessoria técnica e compartilhará metodologias, conceitos, conteúdos e ferramentas gratuitas e autoinstrucionais.

Segundo a secretária de Educação Hubeônia Alencar, a parceria com o CIEB é fundamental para a transformação da Rede Municipal de Ensino, tanto do ponto de vista sistêmico, pelo acompanhamento da disponibilização dos serviços de internet veloz e com qualidade nas escolas, quanto dos efeitos que o uso eficaz das novas tecnologias podem causar na educação das nossas crianças e adolescentes.

“No cenário atual, a clientela das escolas é formada por crianças e adolescentes que já nasceram na era digital e que certamente já têm facilidade no uso de recursos digitais. No entanto, ou por isso mesmo, é fundamental que nós educadores nos preocupemos não só com o acesso a esses recursos, mas principalmente com o seu uso consciente e eficaz, de forma crítica e reflexiva. É importante educar nossas crianças e adolescente para que não se tornem simplesmente consumidores passivos das novas tecnologias, mas que que compreendam as implicações da tecnologia nas suas vidas na perspectiva individual e coletiva. A pandemia se tornou na prática um exemplo disso: as novas tecnologias nunca foram tão utilizadas na educação e jamais seremos como antes”, destacou Hubeônia Alencar.