terça-feira - 26/03/2019

Secretaria de Educação inicia projeto Escola de Pais 2019

Na manhã desta terça-feira, 26, a Secretaria Municipal de Educação e o setor de Psicopedagogia realizaram formação com diretores e supervisores de 20 unidades da Rede Municipal de Ensino que fazem parte da 9ª edição do projeto Escola de Pais 2019. O projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação busca promover a autoafirmação dos pais ou responsáveis dos alunos, com a perspectiva de auxiliá-los na melhoria da autoestima e conduta familiar.

“O projeto consiste em desenvolver atividades com o objetivo de aproximar ainda mais as famílias ao ambiente escolar de seus filhos. A formação acontece com os diretores e supervisores de Escolas de Ensino Fundamental e Unidades de Educação Infantil. Esses diretores, munidos de informações e técnicas realizam encontros periódicos com os pais, através de reuniões e palestras com temas variados, fazendo eles se sentirem importantes e responsáveis na educação dos filhos”, explicou Eliane Araújo, coordenadora do setor de Psicopedagogia.

As unidades de ensino que fazem parte do projeto são:

E. M. Alexandre Linhares

E. M. Antônio Fagundes

E. M. Antônio Amorim

E. M. Antônio da Graça Machado

E. M. Celine Guimarães Viana

E. M. Dinarte Mariz

E. M. Dolores do Carmo Rebouças

E. M. Dr. José Gonçalves

E. M. Francisco de Assis Batista

E. M. Prof. Fco. Morais Filho

E. M. Heloisa Leão de Moura

E. M. Joaquim Felício de Moura

E. M. Manoel Assis

E. M. Mons. Mota

E. M. Raimundo Fernandes

E. M.  Alcides Manoel

Colégio José Leôncio de Santana

UEI Dolores Fernandes

UEI Lindalva de Oliveira Dias Castro

UEI Parque das Rosas

A E. M. Raimundo Fernandes, do bairro Santo Antônio, é pioneira no projeto e participa todos os anos desde a 1ª edição em 2011. A realidade da escola foi transformada depois que os pais desenvolveram o sentimento de pertencimento pela escola e responsabilidade na educação dos filhos.

“Nossos encontros motivados pelo projeto Escola de Pais trouxe mudanças no cotidiano da nossa unidade de ensino. Quando os pais compreendem que a escola pertence a comunidade e que a educação dos filhos não é uma exclusividade do professor tudo muda e o resultado mais positivo é o desenvolvimento das crianças na aprendizagem”, afirmou Tânia Turene, supervisora da E. M. Raimundo Fernandes.