segunda-feira - 08/03/2021

Secretaria de Educação fará Lives de Formação Continuada sobre Ambiente Virtual para professores

Por: Italo Bruno

A Secretaria Municipal de Educação (SME) inicia, nesta terça-feira (9), Lives Formação Continuada com foco no Ambiente Virtual de Aprendizagem para auxiliar os professores a desenvolverem suas atividades pedagógicas não presenciais e alunos que utilizam Google Classroom durante as aulas remotas na rede municipal de ensino de Mossoró. A capacitação começa a partir das 15h com transmissão no Canal da Prefeitura de Mossoró no YouTube.

A programação das lives começa nesta terça com transmissão aberta no link: youtube.com/prefeiturademossorooficial. “Google Sala de Aula: ambiente virtual de aprendizagem” é o tema que será abordado na primeira live pelas professoras Cristhiane Marques e Fátima Lima com mediação do professor e gerente de Planejamento e Avaliação da SME, Mauro Alexandrino. Os três profissionais da educação são professores que atuam no Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM). A programação com lives transmitidas na internet e cursos on-line. Outras duas lives com professores explanadores e mediadores serão realizadas no mesmo horário na quarta-feira (10) e na quinta-feira (11) de março.

“A programação é diversificada. Cada live tem uma temática específica e de acordo com essa temática, nós teremos professores explanadores diferentes e mediadores. Todo esse processo de formação conta com a participação da equipe de professores da rede municipal. Nós estamos valorizando os conhecimentos e processos de formação dos professores da casa, dos técnicos da secretaria e do Núcleo Tecnologia Municipal. Isso é muito importante, envolvendo não só professores, gestores e coordenadores, mas envolvendo primordialmente a família”, destacou gerente de Planejamento e Avaliação da SME, Mauro Alexandrino.

São quatro estratégias envolvendo a ferramenta Google Classroom que serão aplicadas na capacitação: lives para atender ao maior número possível de professores e alunos; curso com um número limitado de cursistas para o atendimento mais individualizado; formulário virtual para que os professores e alunos possam encaminhar, de modo contínuo, suas dúvidas e receber a devolutiva do NTM; e, ferramenta tutorial disponibilizada no portal da educação com orientações sobre o Google Classroom, página atualizada continuamente, conforme as dúvidas apresentadas no formulário virtual.

“Nós teremos lives de formação. Até o mês de maio teremos lives cada uma com a temática diferente. Vamos iniciar com a primeira live que vai tratar sobre Google Classroom como Ambiente Virtual de Aprendizagem e posteriormente estaremos trabalhando com outras funcionalidades: Google Docs, o Google Forms, dentre outras situações. Além das lives, temos três turmas de cursos que trabalharão o Google Classroom durante o primeiro semestre e depois outras três turmas no segundo semestre, bem como o Núcleo de Tecnologia está disponibilizando um formulário para retirada de dúvidas e também já montou tutoriais para as escolas, para os professores e também para os alunos”, explicou o professor Mauro Alexandrino.