sexta-feira - 03/07/2026
Secretaria de Educação encerra “III Fórum de Práticas Educacionais de Mossoró”
Por: Edinaldo Moreno
A Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou nesta semana o “III Fórum de Práticas Educacionais de Mossoró”. O evento foi realizado na Escola Municipal Maurício Fernandes e encerrou nesta sexta-feira (3), reunindo profissionais ligados à educação para debater ações voltadas à melhoria do ensino na rede pública municipal.
A terceira edição teve como propósito estudar e elaborar políticas públicas voltadas à educação. Este encontro representou um momento fundamental no qual a Secretaria, em conjunto com toda a sua equipe, dedicou-se à reflexão coletiva para o aprimoramento da qualidade do ensino municipal. Titular da SME, Leonardo Gandas apresentou o balanço do fórum realizado nesta manhã.
“Estamos encerrando o fórum com resultados significativos, destacando-se a criação do Núcleo de Promoção à Equidade e à Cultura de Paz na rede municipal, com fundação prevista para o segundo semestre. Este núcleo funcionará como um canal de acolhimento para diretores, supervisores e professores, permitindo o registro de denúncias relacionadas a casos de racismo ou suspeitas de violência nas escolas, as quais serão tratadas por nossa equipe técnica especializada”.

Além disso, o fórum estabeleceu um plano de ação para a consolidação de uma política municipal de equidade. O objetivo é assegurar que as instituições de ensino promovam a aprendizagem plena de todos os estudantes, sem distinção, combatendo preconceitos e implementando, de forma efetiva, uma educação antirracista em toda a cidade.
“Temos observado, ao longo do tempo, que este é um assunto que precisa ser incorporado de maneira integral e transversal, abrangendo desde a educação infantil até o nono ano do Ensino Fundamental, etapas que compõem a rede municipal”, explicou a Gilneide Lobo, gerente executiva Pedagógica da Secretaria de Educação.
Mossoró passa a ser a primeira cidade do Rio Grande do Norte a contar com um setor específico para trabalhar equidade na cultura de paz dentro das escolas.
.jpeg)