segunda-feira - 12/04/2021

Secretaria de Cultura dialoga com artistas e planeja Cidade Junina Virtual para geração de renda

Nos 100 primeiros dias de gestão, a Secretaria Municipal de Cultura avançou nas frentes de trabalho para planejar e promover a cultura mossoroense. Uma série de ações foram realizadas no primeiro três meses da nova gestão, ouvindo e debatendo com a classe artística.
A primeira iniciativa adotada após a posse na Cultura foi a elaboração do diagnóstico de todos os equipamentos da Secretaria de Cultura, que possibilitou reunir todo o levantamento em relatório  com fragilidades e pontualidades. A Secretaria de Cultura fez o resgata das plantas arquitetônicas dos equipamentos de Cultura para retomar a conclusão dos projetos e iniciar a revitalização.

O diálogo com os artistas foi aberto pela nova gestão da Secretaria Municipal de Cultura com reuniões para dialogar com a classe artística de Mossoró. Artistas, produtores culturais e representantes de grupos e entidades foram ouvidos em reuniões presenciais e on-line. A reunião com os fazedores de Arte e Cultura do município de Mossoró é denominada “Escuta Sensível” para realizar diagnósticos das demandas e anseios dos artistas.

A Secretaria de Cultura fez o levantamento das contrapartidas dos Editais 05 e 06 da Lei Aldir Blanc, onde foram contemplados 117 artistas/companhias no Edital 05 e no último edital 56 artistas/companhias. Foram concluídos os pagamentos do Edital 06 no valor de R$ 321.000,00, que a nova gestão encontrou com pendência para pagamento da gestão anterior. Durante o primeiro trimestre foi feita ainda a Capacitação para o Relatório da Prestação de Contas do Edital, Subsídios para Espaços Físicos, com o total de 145 pessoas.

Uma das iniciativas para ampliar atuação da Secretaria de Cultura foi adoção da reunião mensal com equipe para realizar planejamento. A Construção do Plano Plurianual para pautar a Prefeitura de Mossoró foi iniciada. Além disso, foi realizada reunião com membros do Conselho de Políticas Culturais.

Na reorganização da estrutura, foi feita a mudança da sede da Secretaria de Cultura do Centro Administrativo para o prédio da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, em fevereiro deste ano. A secretaria também fez a reabertura da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, após um ano, fechada.

A Secretaria Municipal de Cultura tem se empenhado na elaboração do Projeto Mossoró Cidade Junina Virtual para geração de renda emergencial para cadeia produtiva de arte e cultura. Com foco no planejamento visitas técnicas as cidades de Caruaru/PE e Campina Grande/PB foram realizadas para entender a gestão cultural dos municípios que se projetam por meio da arte e da cultura, principalmente nos festejos juninos, mas com iniciativas culturais ao longo do ano.

Confira principais realizações alcançadas nos três meses de gestão:

Relatório diagnóstico de todos os equipamentos da Secretaria de Cultura, com fragilidades e pontualidades.
Reunião mensal com equipe para realizar planejamento.
Construção de Plano Plurianual para pautar a Prefeitura de Mossoró.
Reunião com membros do Conselho de Políticas Culturais.
Reabertura da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, após um ano, fechada.
Resgate das plantas arquitetônicas dos equipamentos de Cultura para retomar a conclusão dos projetos e iniciar a revitalização.
Reunião com os fazedores de Arte e Cultura do município de Mossoró denominado “Escuta Sensível” para realizar diagnósticos das demandas e anseios dos artistas.
Levantamento das contrapartidas dos Editais 05 e 06 da Lei Aldir Blanc. Onde foram contemplados no Edital 05 - 117 artistas/companhia e no Edital 06 – 56 artistas/companhias.
Pagamento do Edital 06  no valor de R$ 321.000,00, o qual, encontramos em restos a pagar.
Mudança da Sede da Secretaria de Cultura do Centro Administrativo para o prédio da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, em 17/02/2021.
Visita técnica as cidades de Caruaru/PE e Campina Grande/PB para entender a gestão cultural dos municípios que se projetam através da arte e da cultura.
Elaboração do Projeto Mossoró Cidade Junina Virtual: tradição e vida, para geração de renda emergencial para cadeia produtiva de arte e cultura.