quarta-feira - 13/11/2024
Secretaria de Agricultura reunirá lideranças rurais para detalhar sobre Semear 2025 e o programa Regulariza
Por: Edinaldo Moreno
Nesta quinta-feira (14), a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) reunirá lideranças rurais para detalhar o programa Semear, edição 2025, e também o lançamento do programa Regulariza, em parceria com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). O encontro está marcado para as 9 horas, no Parque de Exposições Armando Buá.
Titular da Seadru, Faviano Moreira explica que essa será a primeira reunião com os agricultores sobre o programa de corte de terra para o próximo ano. “Nesse primeiro encontro com as lideranças rurais traremos informações sobre a previsão do período chuvoso para o próximo ano, inscrições e cadastro dos agricultores para o programa corte de terra. Vamos apresentar as datas e orientações”.
O Programa Semear incentiva o pequeno agricultor familiar através do fornecimento gratuito de óleo diesel para o corte de terra na zona rural. Cada agricultor recebe uma quantidade definida pela Seadru. O programa existe há mais de 20 anos e ajuda aos produtores rurais das comunidades a produzirem os frutos da terra necessários à subsistência e ao crescimento da renda familiar.
"REGULARIZA"
Em parceria com a Ufersa, a Secretaria de Agricultura de Mossoró formalizou uma parceria estratégica para impulsionar a regularização de produtores rurais, associações e cooperativas na zona rural. O programa Regulariza conta com professores dos cursos de Ciências Contábeis, Direito, Administração. Faviano Moreira explica como o programa beneficiará os agricultores.
“A gente vai realizar trabalhos de consultoria da parte jurídica e contábil para as associações e cooperativas que esteja necessitando de atualização, regularização e orientação para os produtores que desejam se tornar MEI (Micro Empreendedor Individual)”.
A iniciativa visa facilitar o acesso a benefícios legais e financeiros, promovendo a formalização de pequenos e médios produtores e fortalecendo a organização do setor agrícola. Espera-se com a cooperação, ampliar o desenvolvimento econômico local e garantir mais oportunidades e segurança para o agricultor familiar e as entidades associativas.