quarta-feira - 07/02/2024

Secretaria de Agricultura realiza mutirão CAF no Assentamento Favela

Por: Edinaldo Moreno

Nesta quarta-feira (6), o Projeto Assentamento Fazenda Favela recebeu mais um mutirão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) realizado pela Secretaria Municipal da Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru). A ação foi realizada na Escola Municipal Francisco Ferreira Souto.

A inscrição do CAF é requisito básico para obtenção do acesso a diversas políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar. Ter inscrição no CAF significa para o produtor rural ter acesso a diversas políticas públicas.

O documento identifica e qualifica esses produtores da Política Nacional da Agricultura Familiar, conforme a Lei n.º 11.326/2006. Para a inscrição é necessário documento pessoal com foto, comprovação de renda, documento da terra, comprovante de residência. O CAF substitui a antiga DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf). O documento tem validade de 2 anos.

“Esse mutirão é para fazer o principal documento que comprova que a família é da agricultora familiar e que tem vários benefícios nas políticas públicas, desde a parte de direito a crédito até políticas sociais. Viemos ao Assentamento Favela para esclarecer as principais dúvidas. Essa ação é importante porque a gente consegue agilizar toda a documentação”, explicou Raniere Barbosa, gerente executivo de Desenvolvimento Rural (Seadru).

Cleiton Dantas, coordenador de Convivência do Semi-Árido da Secretaria de Agricultura de Mossoró, destacou que o encontro teve por objetivo sanar todas as dúvidas dos agricultores da comunidade sobre o CAF. Ele frisa quais foram as principais dúvidas surgidas ao longo do bate-papo com os agricultores presentes.

“Os agricultores que estiveram presentes nesta ação esclareceram suas dúvidas quanto a emissão do documento. A nossa vinda aqui na comunidade foi bem proveitosa”, disse.

AGRICULTORES

A atividade contou com boa participação de agricultores e agricultoras da localidade. Luana Clementino ressaltou a importância da Secretaria de Agricultura promover essas ações de aproximar a pasta municipal das comunidades rurais.

“Esse mutirão para regularizar a questão dos CAFs aqui no Assentamento Favela é muito importante para todos nós. A vinda da equipe da Secretaria de Agricultura à comunidade evita que o pessoal se desloque até a cidade. Essa metodologia da Secretaria facilita porque traz esclarecimentos a todos e tira as dúvidas que por ventura eles tenham”.

Quem também participou da ação de hoje foi a agricultora Rita Oliveira. “Tenho dificuldade de me locomover até a cidade para buscar esses esclarecimentos. A Secretaria vindo aqui é de grande importância porque esclarece nossas dúvidas”, salientou.