segunda-feira - 26/02/2024

Secretaria de Agricultura promove ação de melhoramento genético em comunidades rurais

Por: Edinaldo Moreno

Nesse final de semana, a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) esteve nas comunidades Senegal, Alagoinha, Oiticica e Jurema realizando o melhoramento genético com 3,7 mil clones cultivares indicados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A medida faz parte da consultoria de cajucultura do programa “Mossoró Rural”, cujo objetivo é fazer o melhoramento genético para nos plantios já existentes, potencializando a cajucultura em Mossoró.

“Nesse final de semana estivemos em Senegal e também com alguns produtores da Alagoinha, de Oiticica e do Assentamento Jurema. A consultoria tem um objetivo de fazer o melhoramento genético da cajucultura e a condução de pomares, além de trabalhar a questão de manejo das cultivares já existente na localidade”, explicou Raniere Barbosa, gerente executivo de Desenvolvimento Rural da Seadru.

A Prefeitura de Mossoró, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), vem trabalhando na renovação e recuperação da cajucultura no município de Mossoró, com consultoria técnica e plantio de mudas geneticamente melhoradas, trazendo produção e renda para o homem do campo. Serão 60 mil mudas plantadas este ano, com consultoria técnica para 175 produtores.