quarta-feira - 19/06/2024

Secretaria de Agricultura inicia em julho nova etapa do projeto de inseminação artificial em bovinos

Por: Edinaldo Moreno

Projeto teve início em março passado. Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM/ARQUIVO) Projeto teve início em março passado. Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM/ARQUIVO)

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) inicia em julho mais uma etapa do projeto de melhoramento genético e manejo produtivo em bovinos. A iniciativa tem parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern).

Os produtores beneficiados receberão assistência técnica e consultoria. A medida faz parte do programa “Mossoró Rural”. O projeto tem por objetivo melhorar o potencial genético dos animais e aumentar a produção leiteira. As atividades desenvolvidas pelo 'Mossoró Rural' permitem ao agricultor conseguir acesso às tecnologias, os manejos atuais, fazendo com que tenha mais ferramentas e mais condições de produzir com menor custo.

A nova turma terá seis produtores, explica o coordenador de Pecuária da Seadru, Aluísio Sousa. “A segunda turma vai começar no início de julho e novamente vão participar seis produtores. Para participar, o produtor precisa ter os animais (fêmeas) e ter alguma documentação que comprove que ele é produtor rural, podendo ser um CARF, NIRF, ITR porque precisamos fazer o cadastro e esse documento é feito em parceria com o Sebrae”.

Aluísio Sousa explica que é realizada uma primeira visita à propriedade para conhecer os animais, observar como está a condição reprodutiva e nutricional do rebanho. “Fazemos essa primeira visita de diagnóstico, além de fazer uma ultrassonografia nos animais para verificar se estão prenhas ou não”.

A primeira turma de produtores beneficiados pela iniciativa promovida pela Prefeitura de Mossoró, em parceria com o Sebrae, iniciou em março passado.