sexta-feira - 21/05/2021

Secretaria de Agricultura e SENAR ofertam curso de piscicultura básica

Por: Edinaldo Moreno

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU), juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), oferta o curso de piscicultura básica.

A atividade terá carga horária de 30 horas. O curso ocorrerá de 31 de maio a 04 de junho e terá o limite de 15 participantes. O Senar oferecerá material didático e instrutor. O curso é totalmente gratuito. Os participantes receberão o certificado do curso ao final do curso. A inscrição é feita através do representante/mobilizador da prefeitura que já está com as fichas de inscrições.

A engenheira de Pesca e Gestora de Projetos do Senar, Larissa Mendonça, informa que o curso abordará algumas etapas para a produção e comercialização de peixes e camarão. Ele também atenderá aquelas pessoas que queiram entrar na atividade.

“O curso é piscicultura básica e nele vai ser abordado basicamente as etapas do manejo da produção de peixe desde como montar um viveiro até a despesca. Esse curso atende aqueles produtores que já produzem peixe ou camarão ou alguém que tenha interesse em começar com a atividade”.

Larissa também destaca que os participantes do curso tenham acima de 18 anos, queira impulsionar a atividade dentro da piscicultura.

“É importante que sejam produtores rurais que tenham o número do DAP ou o número do NIRF, número de inscrição na Receita Federal. Precisa de identidade e de CPF. Ser maior de 18 anos e que tenha interesse em impulsionar sua atividade dentro da piscicultura ou iniciar porque o nosso plano de curso permite que ele aprenda a competência e habilidades para iniciar o seu negócio dentro da piscicultura”.

A Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) é o documento de identificação da agricultura familiar e pode ser obtido tanto pelo agricultor ou agricultura familiar (pessoa física) quanto por empreendimentos familiares rurais, como associações, cooperativas e agroindústrias.

O Número do Imóvel na Receita Federal (NIRF) é o número de identificação atribuído ao imóvel rural no ato da inscrição do Cafir.