segunda-feira - 09/02/2026
Secretaria de Agricultura distribui 15 mil palmas forrageiras em parceria com a Emparn
Por: Edinaldo Moreno
Para amenizar os efeitos da estiagem, a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), está distribuindo 15 mil palmas forrageiras.
Ao todo, são 38 produtores beneficiados com a medida. A entrega iniciou no último sábado (7) para agricultores do Assentamento Favela. Nesta segunda-feira (9), a equipe responsável pela entrega das palmas estava recebendo os agricultores para retirar as unidades. Os agricultores estão se deslocando à Secretaria de Agricultura e retirando as palmas para o plantio e, consequentemente, alimentação dos animais.
Coordenadora de Pecuária da Seadru, Aparecida Fernandes destacou a importância da medida para os pequenos agricultores rurais do município. “Os agricultores beneficiados com a entrega da palma forrageira podem vir à Secretaria de Agricultura retirar o produto até a próxima sexta-feira para poderem plantar e alimentar o rebanho. A palma é uma cultura muito resistente”, contou.
Romero Alves e Maria da Conceição Alves são agricultores residentes na comunidade Olho D’Água Velho e foram à Secretaria de Agricultura retirar as palmas. “É de extrema importância essa distribuição das palmas forrageiras para nós agricultores. A palma forrageira é nutritiva e só tem a valorizar e aumentar a nossa produção”, disse Romero que retirou 150 palmas. “Isso é bom para os agricultores beneficiados com a entrega dessas palmas”, falou Conceição, que retirou 150 palmas.
José Wilson também esteve nesta manhã retirando as palmas forrageiras. Ele reside na comunidade Sussuarana. “É um ótimo projeto para os pequenos agricultores. Nesse período de estiagem essas palmas ajudam muito aos pequenos produtores rurais para alimentar o rebanho”, frisou o agricultor que retirou 350 unidades.