quarta-feira - 27/03/2024

Secretaria de Agricultura apoia agricultores no corte de terra de algodão agroecológico

Por: Edinaldo Moreno

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) vem apoiando os agricultores mossoroenses no corte de terra de algodão agroecológico. Neste ano, 38 produtores de 15 comunidades rurais no município estão sendo beneficiados.

O programa de algodão agroecológico se desenvolveu na Paraíba e chegou ao Rio Grande do Norte e é uma parceria que envolve a Prefeitura de Mossoró, Governo do Estado, instituições de assistência técnica, Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e prefeituras municipais.

Os agricultores beneficiados com a medida são do Assentamento Paulo Freire, Mulunguzinho, Cordão de Sombra II, Arisco, Recanto da Esperança, Serra Mossoró, Rancho da Caça, Oiticica, Agrovila Paulo Freire, Assentamento Favela, São Romão, Boa Fé, Lorena, Oziel Alves e Quixaba.

Em 2023, Mossoró registrou a maior produção em relação aos outros municípios potiguares. Ao todo, foram produzidos aproximadamente 6,8 mil quilos. De acordo com o gerente executivo de Desenvolvimento Rural da Secretaria de Agricultura de Mossoró, a expectativa é que neste ano a produção de algodão supere a registrada no ano passado.

“A Prefeitura de Mossoró apoia com o corte de terra desses produtores beneficiados. Além disso, disponibilizamos para os agricultores que estão produzindo as análises de solo que foram feitas na zona rural do município”, afirmou.

Raniere Barbosa explica que com esse documento o agricultor tem a oportunidade de observar a fertilidade do o solo e realizar a melhor adubação do algodão agroecológico e aumentar a produção.