sexta-feira - 09/07/2021

Secretaria busca novas tecnologias para salvar vidas no trânsito

Por: Wesley Duarte

Visando diminuir o número de acidentes e salvar vidas, representantes da Secretaria de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESEM), realizaram nesta quinta-feira (08), visita técnica à sede da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) de Fortaleza/CE. O objetivo foi conhecer novas tecnologias e sistemas para implementação no trânsito de Mossoró.

Para o titular da SESEM, Cledinilson Morais, a visita técnica vai auxiliar nos projetos de Mobilidade do Município. “Uma visita muito importante para melhorar a mobilidade de Mossoró. A cidade de Fortaleza usa tecnologia e sistemas atuais que melhoram o trânsito da cidade. E é isso que estamos buscando, novas tecnologias para diminuir o número de acidentes e salvar vidas”, explicou.

“Fortaleza é referência, uma capital que já recebeu prêmio internacional por reduzir o número de acidentes. Estamos observando quais perfis tecnológicos e didáticos estão sendo executados aqui na capital cearense. É uma gama de estratégias que estão dando certo na cidade de Fortaleza e que também tem potencial para serem executadas em Mossoró”, pontuou Luís Correia, diretor executivo de Mobilidade.

Entre os locais visitados estavam a Central de Mobilidade para Preservação de Vidas no Trânsito e a Gerência de Engenharia. O diretor de Trânsito da AMC, Eduardo Aquino, relatou que a metodologia utilizada na capital promove uma melhor segurança no trânsito. “Utilizamos diversos sistemas, como: Videomonitoramento, fiscalização por radares, aplicativos e outros. Isso tudo com objetivo de promover uma melhor qualidade de vida para nossa cidade. Nossa central de mobilidade possui mais de 600 câmeras, toda a capital é monitorada por profissionais de diversos setores, tudo isso de maneira integrada”, disse.

Luís Correia descreveu que “Temos bons exemplos de mobilidade em nossa região, e isso a baixo custo”. O diretor de Mobilidade ainda pontuou que o município vai aderir alguns sistemas para auxiliar no trânsito de Mossoró. “Estamos conhecendo como funciona, somando conhecimento, e tudo que se encaixar em nossa realidade vamos executar em nosso município para salvar vidas”, completou.