segunda-feira - 26/07/2021
Secretaria amplia ação e leva serviços do Plantão Social para comunidades
Por: Edinaldo Moreno
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude (SMDSJ) ampliou nesta segunda-feira, 26, a descentralização de serviços dentro do “Cadastro Único em Ação”. A pasta municipal iniciou pelo Recanto da Esperança, na zona rural de Mossoró, a levar serviços do Plantão Social. A ação ocorreu na Escola Municipal Elias Salem.
“Estamos ampliando a oferta de serviços a população. Aqui, além da atualização cadastral, nós estamos emitindo guias de segunda via de certidão de nascimento, de casamento, de óbito, guia para o casamento civil, além da carteira do idoso”, comemorou a titular do Desenvolvimento Social, Janaína Holanda.
“A receptividade está sendo muito boa, afinal de contas, estamos ampliando o acesso e facilitando esse acesso para as pessoas que necessitam dos serviços desses equipamentos ligados a Assistência Social. A comunidade só vem a agradecer e a participar desse momento”, completou.
A aposentada Raimunda Augusta de Oliveira, que tem 70 anos e mora no Bom Destino, aproveitou a descentralização dos serviços e foi ao local atualizar sua situação cadastro no órgão municipal e fazer a carteira do idoso. Segundo ela, o documento vai ajudar no seu deslocamento para encontrar a filha que mora em Natal.
“Eu vim atualizar o número do NIS e fazer a carteirinha (do idoso). Sempre a gente viaja para Natal para visitar a nossa filha e é bom demais a gente fazer a carteirinha. Essa ação vindo para cá facilitou demais a gente e evita deslocamento. Todo mês tenho de ir a Mossoró”.
“Fiquei bastante feliz em fazer a carteirinha do idoso. Vou usar ela nos ônibus quando eu precisar. É de muita importância esses serviços virem para cá”, disse a moradora do Recanto da Esperança, Maria da Conceição.
A coordenadora do Cadastro Único, Márcia Lima, destacou a importância de o idoso fazer o documento e que a posse dessa carteira é muito importante.
“Par eles (idosos) é muito importante e gratificante pelo fato de serem pessoas que já são aposentadas. Muitos deles querem visitar familiares em outras cidades. Nós damos essa oportunidade para que eles possam obter esse serviço. Tem passagens que são gratuitas e outras 50% de desconto. É muito interessante para eles”.