quarta-feira - 08/12/2021

SEADRU realizará reunião com representantes e tratoristas sobre o Programa Semear 2022

Por: Edinaldo Moreno

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) vai realizar no início de janeiro a primeira reunião geral de representantes das comunidades rurais de Mossoró e tratoristas sobre orientações do Programa Semear 2022. O encontro vai ocorrer no dia 7, a partir das 8h, na Feira do Bode.

A reunião servirá para apresentação de resultados e o lançamento do plano de trabalho para 2022. Titular da SEADRU, Faviano Moreira explica que serão repassadas orientações do programa e reforçar os critérios de fiscalização adotados para o corte de terra.

“Serão repassadas nesta reunião que vamos ter com os representantes e tratoristas orientações do programa e reforçar os critérios de fiscalização para o corte de terra no próximo ano. Para 2022, a nossa expectativa é que tenhamos mais de 4,5 mil agricultores beneficiados com o programa”, disse o secretário que reforçou que há previsão de período chuvoso, a princípio, precoce no município.

“Essa reunião já no início do ano é em virtude da possibilidade do inverno ser um pouco mais precoce e vamos alinhar as regras do Programa Semear. Temos previsões otimistas de que o inverno do próximo ano, a princípio, será um pouco mais precoce”, destacou.

A Secretaria de Agricultura continua com a fase de cadastramento e pré-cadastramento. O processo de chamamento teve início em novembro passado e vai se estender até o fim deste mês. “Começamos a receber a lista dos agricultores de cada comunidade e cada assentamento que será beneficiado”, disse Faviano. “Essa medida é para que a gente possa ter previsibilidade, tanto orçamentária, quanto da equipe de trabalho que vai fiscalizar o corte de terra”, emendou.

O Programa Semear incentiva o pequeno agricultor familiar através do fornecimento gratuito de óleo diesel para o corte de terra na zona rural do município de Mossoró. Cada um recebe uma quantidade definida pela SEADRU.

O programa existe há mais de 20 anos e ajuda ao produtor rural das comunidades mossoroenses a produzir os frutos da terra necessários à subsistência e ao crescimento da renda familiar.

O SEMEAR está amparado pela Lei nº 3.301, de 21 de agosto de 2015. E tem por finalidade atender grupos de agricultores familiares com caráter contínuo, executado no primeiro semestre de cada ano, observando o período chuvoso da região.

Tem direito ao programa o agricultor que tenha área menor que quatro módulos rurais; que utilize predominantemente mão de obra familiar; e renda familiar originada da atividade econômica vinculada ao próprio estabelecimento.