quinta-feira - 28/08/2025
Seadru firma parceria com o Corpo de Bombeiros para trabalho de conscientização sobre queimadas na zona rural
Por: Edinaldo Moreno
Representantes da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) e do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) estiveram reunidos nesta semana e firmaram parceria para a realização de um trabalho de conscientização sobre as queimadas na zona rural de Mossoró neste período do ano.
Historicamente, essa época do ano é a que mais ocorrem queimadas e incêndios na vegetação devido à questão da umidade do ar mais seco, maior intensidade dos ventos e a ausência de chuvas.
“Firmamos essa parceria com o Corpo de Bombeiros, unidade de Mossoró, e iremos atuar com as lideranças das comunidades rurais com palestras e um trabalho de conscientização. Esse é um momento ideal da gente fazer esse trabalho educativo, pois é onde temos o maior risco. Então, esse trabalho servirá para evitar problemas de destruição das cercas com arame, mortalidade de animais e prejuízos também para o nosso agricultor”, explicou o titular da Seadru, Faviano Moreira.
Dados divulgados pela unidade do Corpo de Bombeiros em Mossoró mostram que no período de junho a dezembro do ano passado houve 409 queimadas. Em 2025, segundo o levantamento do órgão estadual, os números estão acima dos referentes aos meses do ano passado. O Corpo de Bombeiros estadual iniciará no próximo dia 1º de setembro a operação “Abrace o Meio Ambiente” (AMA).
“Aqui em Mossoró já iniciamos a operação com reforço de guarnição, quando temos guarnições voltadas para fazer o trabalho de contenção de incêndio florestal. Nesta operação foi incluída a ideia da conscientização de promover palestras nas escolas da zona rural, onde temos mais queimadas. Na área urbana, as queimadas ocorrem principalmente pelo acúmulo de lixo em terreno baldio”, contou o aspirante Sales, do Corpo de Bombeiros.
Ainda segundo os dados do Corpo de Bombeiros, o pico de queimadas no município no ano passado aconteceu em setembro, com aproximadamente 100 incêndios em vegetação. “A gente espera que com essa parceria e o trabalho de conscientização reduzir o número de queimadas em relação ao ano anterior”, finalizou.