terça-feira - 21/12/2021
SEADRU faz balanço positivo de campanha educativa contra a raiva no polo Alagoinha
Por: Edinaldo Moreno
A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) realizou durante toda a semana passada uma ação educativa no polo Alagoinha sobre prevenção e cuidados contra a raiva.
A pasta municipal fez balanço positivo da campanha das visitas realizadas às comunidades. Foram visitados produtores das localidades de Recanto da Esperança, Alagoinha, Arisco, Lajedo, Oiticica, Senegal, Bom Destino, Montana e Coqueiro.
“Fazemos um balanço positivo desta campanha educativa que fizemos no polo Alagoinha. Conseguimos visitar as dez comunidades da Alagoinha. Visitamos alguns produtores e percebemos que depois da notificação do caso positivo de raiva na região, os agricultores já instituíram a vacinação no gado contra a doença”, destacou o coordenador de pecuária da SEADRU, Ruan Paulino.
“No total, passamos na propriedade de 40 pessoas. Dessas, 25 vacinaram os animais após a confirmação do caso”, acrescentou revelando que pessoas que tiveram contato com casos suspeitos procuraram unidades de saúde para tomar a vacina.
“Essa conscientização foi conseguida com êxito no polo Alagoinha. Orientamos os agricultores sobre a importância da vacinação nos animais, que é a única forma de prevenir a doença. Fizemos também um trabalho orientando as pessoas o que fazer no caso de encontrar um caso suspeito”, frisou.
O QUE É A RAIVA?
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. É causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae. Ela é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais.