sexta-feira - 06/01/2023

Seadru divulga balanço com as principais ações desenvolvidas em 2022

Por: Thiago Braga

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), da Prefeitura de Mossoró, divulgou o balanço com ações realizadas no ano de 2022. Os programas e atividades desenvolvidas ao longo do ano passado promoveram valorização da zona rural, reforçando o compromisso da administração pública em ofertar melhores condições de vida aos agricultores nas mais diversas comunidades rurais do município.

Dentre as ações realizadas estão: manutenções em poços, dessalinizadores e redes de abastecimentos de água; consultoria técnica via programa “Mossoró Rural”; cursos profissionalizantes; distribuição de mudas; manutenção de estradas vicinais; Operação Carro-Pipa; vacinação de animais contra febre aftosa, entre outros.

No ano passado, destaque também para realização da Festa do Bode. O evento movimentou mais R$ 6 milhões e R$ 70 mil em premiação. A feira contou com mais de 100 mil visitantes e 50 expositores.

Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

Além disso, quase 5 mil agricultores foram beneficiados com o corte de terra dentro do programa Semear. “Considerando o balanço de 2022, o nosso trabalho conseguiu dar respostas para a maioria das necessidades da nossa zona rural. Nos recursos hídricos, conseguimos colocar em manutenção todos os poços que apresentaram necessidades. E ainda realizando ações na parte técnica com o programa ‘Mossoró Rural’”, ressaltou Faviano Moreira, secretário municipal de Agricultura.

“Desde o final do ano passado, com a criação da Gerência de Infraestrutura Rural, nós iniciamos um trabalho de manutenção em estradas vicinais. Já executamos mais de 40 quilômetros de estradas no preparativo para o inverno de 2023. Garantindo a locomoção dos agricultores com mais tranquilidade”, acrescentou o titular da pasta.

Principais ações realizadas em 2022:

492 serviços de manutenção em poços, dessalinizadores e redes de abastecimento de água;

5.142 carradas de água via Operação Carro-Pipa;

Mais de 6.000 horas de consultoria do "Mossoró Rural" nas áreas de avicultura, suinocultura, apicultura, fruticultura, horticultura e ovinocaprinocultura com 400 agricultores com assistência técnica mensal. (Parceria com Sebrae e Funcern);

4.902 agricultores atendidos pelo programa de corte de terra no programa Semear;

6.254 animais vacinados contra febre aftosa;

20 cursos de qualificação em parceria com o Sistema Faern/Senar;
2 novas turmas dos cursos técnicos de fruticultura e zootecnia do Sistema Faern/Senar.

524 ações técnicas do Serviço de Inspeção Municipal (SIM);
Apoio logístico na distribuição de 21 toneladas de cestas básicas;
47,5 km de estradas vicinais com serviços de manutenção;

Início das emissões do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF);

Visitas técnicas e elaboração de laudos de dois assentamentos pela equipe do Núcleo Municipal de Regularização Fundiária (NMRF);

Caravana de produtores para o PECNORDESTE;

4 caravanas de produtores para a Festa do Boi 2022;

4 dias de campo através do nosso programa "Papo Rural" em parceria com Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa);

1.560 toneladas de silagem pelo programa Mossoró Forragem;

19.551 mudas entregues;

Festa do Bode com mais 100.000 visitantes, 1.000 animais, R$ 70.000,00 em premiação, 50 expositores e mais de R$ 6.000.000 em movimentação financeira.