quinta-feira - 16/12/2021

Secretaria de Agricultura continua ação educativa contra a raiva no polo Alagoinha

Por: Edinaldo Moreno

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU), continua o trabalho de conscientização sobre a raiva no polo Alagoinha. Ontem (quarta-feira), a equipe da pasta municipal esteve nas comunidades de Arisco, Lajedo e Oiticica.

“Continuamos com o trabalho de educação. Estamos passando de porta em porta de cada agricultor que cria animais como bovinos, ovinos, caprinos e equinos conscientizando, principalmente, a respeito da importância da vacinação na prevenção contra a raiva e os cuidados que esse produtor deve ter se entrar em contato com algum caso suspeito”, disse o coordenador de Pecuária da SEADRU, Ruan Paulino.

O veterinário destacou ainda que após a confirmação do caso de raiva em um cavalo e o início da campanha educativa na região, os agricultores estão mais conscientizados. A ação começou na semana passada pelo Recanto da Esperança e também já passou pela Alagoinha.

“Após a confirmação do caso de raiva em equino e também do início dessa nossa ação ocorrida na semana passada no Recanto da Esperança, os produtores ficaram muito mais conscientizados e o índice de vacinação aumentou consideravelmente. Isso reforça a importância dessa ação educativa que estamos fazendo no polo Alagoinha”.

Nesta quinta-feira (16), a equipe estará em Senegal e Bom Destino. Já nesta sexta-feira (17), as comunidades visitadas serão Montana e Coqueiro.

O QUE É A RAIVA?

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. É causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae. Ela é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais.