quinta-feira - 16/12/2021

SEADRU acompanha com atenção situação hídrica da zona rural de Mossoró

Por: Edinaldo Moreno

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) mostra preocupação com a situação hídrica em comunidades rurais de Mossoró por conta das chuvas irregulares ocorridas no primeiro semestre deste ano. A pasta municipal montou estratégias para garantir o abastecimento de água nas localidades rurais do município.

O gerente executivo do Desenvolvimento Rural e engenheiro agrônomo Raniere Barbosa destacou a pouca recarga das chuvas no lençol freático. “A nossa equipe tem andado bastante em campo e constatado o rebaixamento do lençol freático muito em função da pouca recarga das chuvas que aconteceram”, disse.

Por conta da baixa recarga, alguns poços profundos estão baixando o nível de água. “Os poços profundos estão secando com a pouca recarga por conta das chuvas rápidas e passageiras que aconteceram na cidade no período chuvoso. A gente já baixou a tubulação no poço da Ufersa, da Maísa e do Jucuri foi necessário baixar mais canos nesses equipamentos para puxar a água”.

O gerente executivo enfatizou ainda sobre os poços rasos. Neste caso, a situação é mais preocupante. “Praticamente quase todos vêm baixando. Em comunidades como Guarujá, Bom Destino e Alagoinha o problema é o poço que secou. A gente espera para os próximos meses (inverno) a recarga do lençol freático em virtude do inverno”.

Para a garantia do abastecimento, a Secretaria de Agricultura diminuiu a vazão de bombas de alguns poços. “A medida é para se manter uma constância de água para as comunidades”, destacou. “As estratégias foram pensadas, executadas”, concluiu.