quarta-feira - 29/11/2017
Saúde inicia planejamento para ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti
Por: Comunicação
A diretora da Vigilância à Saúde, Iranilde Campos, falou da importância do apoio da população para que esse índice seja reduzido, principalmente com a proximidade do período chuvoso e também com a chegada das férias, onde muitas pessoas viajam. "A população precisa entender a importância de cuidar da sua casa. Estamos chegando no período de férias, muitas pessoas viajam e deixam suas casas fechadas, é preciso cuidar dos quintais e tomar todos os cuidados para evitar a proliferação do mosquito", disse ela.
Casos
Em Mossoró de janeiro a ao dia 23 de novembro foram registrados 1014 casos de dengue e 17 casos da febre chicungunya. Nenhum caso de Zika foi registrado em 2017.
Proximidade do período chuvoso requer cuidados
O verão está próximo e de acordo com a meteorologia, a previsão é que as chuvas em 2018 cheguem ao estado. Então é preciso que a população fique atenta aos possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti.
Segundo o Ministério da Saúde, 2/3 dos criadouros estão nas residências, por isso é preciso atenção redobrada no período chuvoso, já que a probabilidade do acúmulo de água é maior. É preciso a população está atenta aos focos do mosquito e eliminá-los:
- Tampe os tonéis e caixas d'água;
- Mantenha as calhas sempre limpas;
- Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
- Mantenha lixeiras bem tampadas;
- Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
- Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
- Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
- Retire água acumulada na área de serviço.
Tags: