quarta-feira - 13/11/2019

Ruas do bairro Lagoa do Mato recebem serviço de Esgotamento Sanitário

A Prefeitura de Mossoró, através da secretaria de Infraestrutura, iniciou esta semana a obra de esgotamento sanitário em mais uma etapa do bairro Lagoa do Mato. O trabalho de ligação da rede coletora para as residências foi iniciado pelas ruas Professor Manuel Freire, Jaen Menescal e na Rua Pedro Rodrigues da Silva.

O bairro Lagoa do Mato faz parte da Bacia 7 que ainda contempla os bairros Alto da Conceição, Alto do Xerém, Belo Horizonte, Carnaubais. A estação elevatória dessa Bacia já foi entregue a Caern, garantido assim que a população realize as ligações das residências para a rede coletora de esgoto, dando a finalidade correta aos dejetos, fazendo com que água suja saísse das ruas, trazendo mais saúde à população além de contribuir com a preservação do meio ambiente.

A prefeita Rosalba Ciarlini, acompanhada da equipe de infraestrutura do município, visitou a execução da obra e falou da importância do serviço para a população. “Uma cidade saneada significa menos doenças. É fundamental para a saúde da população. Essa bacia contempla outros bairros dessa região e vai tirar esse transtorno que é esgoto em frente as suas casas”, disse a prefeita.

O engenheiro da secretaria de Infraestrutura, Yure Tasso, explicou que essa etapa da ligação da rede coletora é fruto da retomada de um convênio com o Governo Federal. “Como a obra foi abandonada o governo federal acabou suspendendo os recursos. Nós conseguimos recuperar e dar andamento e funcionalidade a essa obra contemplando 100% da bacia 7”, falou o engenheiro.

Além da execução da obra, os moradores também estão recebendo visitas de uma equipe multidisciplinar formada por assistentes sociais e técnicos da secretaria de infraestrutura do município. Eline Mendonça é assistente social e falou sobre o objetivo das visitas. “Levamos as famílias informações sobre os serviços de saneamento básico e também os benefícios que o saneamento traz para a saúde e o meio ambiente”, explicou Eline.

A moradora da rua Manuel Freire, Dalvalene Gomes, ficou satisfeita com o serviço que está sendo realizado e principalmente em saber que o esgoto vai sair da porta da sua casa. “Vai ser muito bom que esse esgoto saia aqui da frente. Todo dia eu e minhas vizinhas varremos e tiramos a lama, vai sair o mau cheiro e vai melhorar tudo aqui", disse a dona de casa.

Acompanharam a prefeita Rosalba Ciarlini, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Lahyre Neto; o secretário de Agricultura, Jean Carlos; o secretário de Segurança Pública, Sócrates Vieira; e o vereador Ricardo Dodoca.

Geração de Emprego

As obras de Esgotamento Sanitário no município já foram executadas em diversos bairros da cidade e seguem em ampliação com a execução de obras e projetos que vão garantir uma cidade totalmente saneada nos próximos anos.

Com esses serviços a geração de empregos na construção civil é ampliada. Só na obra do bairro Lagoa do Mato são 53 trabalhadores diretos, chegando a mais de 100 trabalhadores indiretos e também os terceirizados que trabalham nas empresas que prestam serviço com a locação de máquinas e caminhões necessários para a execução do serviço.