terça-feira - 01/10/2019
Rosalba Ciarlini é a primeira mulher a palestrar em uma Sessão Magna Branca pela Abolição da Escravatura
Por: Comunicação
A prefeita Rosalba Ciarlini participou da Sessão Magna Branca comemorativa aos 136 anos da Abolição da Escravatura em Mossoró, como a primeira mulher a palestrar na data solene. Rosalba falou sobre os fatos históricos festejados durante o mês de setembro e ressaltou mulheres que tiveram participação de destaque nesses feitos.
“Quando Mossoró libertou seus cativos, ainda havia no Brasil mais de um milhão e duzentos mil escravos, e na data da Lei Áurea de 1888, no País ainda havia milhares e milhares de cativos, mas no Rio Grande do Norte não havia mais que 482 deles, sendo na Capital apenas 5, e em Mossoró, nenhum”, destacou.
A prefeita ressaltou que a mulher abolicionista de Mossoró teve atuação mais que destacada, eficaz e efetiva para que o 30 de setembro se tornasse realidade. “Amélia Dantas de Souza Galvão encarnou em si todos os anseios libertários de Mossoró da segunda metade do Século XIX. Casada com o mossoroenses Romualdo Galvão, Intendente Municipal, além de grandes dotes intelectuais e culturais, frutos de esmerada educação, tinha verdadeira devoção cívica à causa da libertação dos escravos”, continuou.
Outra mulher lembrada foi Maria Filgueira Secundes, que participara ativamente de um outro movimento libertário e contra o arbítrio e o despotismo pouco tempo antes, o conhecido Levante das Mulheres em agosto de 1875, igualmente lembrado por esses dias em Mossoró. Aliada a Ana Floriano e outras centenas de mulheres daqui e redondezas nos protestos contra o recrutamento militar obrigatório.