sexta-feira - 01/04/2022

“RN + Limpo”: Mutirão já coletou mais de 1.500 quilos de resíduos eletrônicos em Mossoró

Por: Thiago Braga

O programa “RN + Limpo”, que incentiva à população ao descarte correto de resíduos eletroeletrônicos, continua com mutirão em Mossoró até o dia 11. Desde o início da ação, em 7 de março, já foram coletados no município 1.583,9 quilos de materiais eletroeletrônicos não mais utilizados para uma destinação segura e adequada.

Foram coletados materiais como aparelhos de DVD, Notebooks, celulares, impressoras, acessórios de computadores, monitores, televisão, tablets, fios, teclado, estabilizadores, secador de cabelo, liquidificador, ferro de passar, sanduicheiras, entre outros.

Nesta semana, a empresa Natal Reciclagem, parceira do programa, esteve em Mossoró. “A Natal Reciclagem veio fazer a primeira retirada de resíduos eletroeletrônicos que nós já coletamos aqui em Mossoró. Conseguimos arrecadar um bom volume e isso demandou que a empresa estivesse aqui antes do encerramento do mutirão”, informou Zildenice Guedes, gerente de Educação Ambiental.

A Gerência Executiva de Educação Ambiental (GEEA) faz um balanço positivo do programa em Mossoró. “Nós imaginávamos que o programa teria uma boa repercussão, mas foi para além de nossas expectativas. Nós tivemos pessoas se deslocando de diferentes pontos da cidade, de áreas muito distantes inclusive, que tinham resíduos guardados há muito tempo em suas casas e queriam fazer o descarte correto. Esperamos que Mossoró tenha pontos fixos e estamos trabalhando para isso”, contou Zildenice Guedes.

Atualmente, o coletor de lixo eletrônico está à disposição da população mossoroense na Secretaria Municipal de Infraestrutura, localizada ao lado do Ginásio de Esporte Pedro Ciarlini. Os interessados em destinar os materiais para o descarte podem se dirigir ao local até o dia 8 de abril.

Outros equipamentos públicos do município já receberam o coletor do "RN + Limpo" que, de forma itinerante, passou pelo Parque Municipal Prof. Maurício de Oliveira; Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte; Estação das Artes Elizeu Ventania.

Mais informações:

E-mail: gerenciadeeducacaoambientalmos@gmail.com

Telefone: (84) 9 8857-0335

Programa "RN + Limpo"

O programa é uma parceria da Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM), através da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB) e do Governo do Estado do Rio Grande do Norte por meio da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN); Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (IGARN), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) e as empresas Natal Reciclagem e Circular Brain.