sexta-feira - 02/02/2024

Reunião na zona rural trata sobre emissão de CAF e participação em projeto de cajucultura

Por: Edinaldo Moreno

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) continua o trabalho com ações voltadas ao agricultor. Nesta quinta-feira (1º), a atividade foi realizada no Projeto Assentamento Olga Benário.

O objetivo da reunião foi destacar a importância da emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e o programa de Cajucultura, realizado pela Prefeitura de Mossoró em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Realizamos ontem (quinta-feira) uma reunião no PA Olga Benário, onde abordamos a introdução a CAF e ao programa de Cajucultura. Destacamos no encontro sobre a documentação necessária para o produtor rural e mais prospecção de produtores para a produção de caju em Mossoró”, explicou Ney Maranhão, coordenador de Agricultura da Seadru.

A inscrição do CAF é requisito básico para obtenção do acesso a diversas políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar. Ter inscrição no CAF significa para o produtor rural ter acesso a diversas políticas públicas.

O documento identifica e qualifica esses produtores da Política Nacional da Agricultura Familiar, conforme a Lei n.º 11.326/2006. Para a inscrição é necessário documento pessoal com foto, comprovação de renda, documento da terra, comprovante de residência. O CAF substitui a antiga DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf). O documento tem validade de 2 anos.

Além da Secretaria de Agricultura de Mossoró, o CAF é emitido pelo Sindicato da Lavoura de Mossoró e o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater/RN).