terça-feira - 29/07/2025

Representantes de Cajazeiras-PB e São Tomé-RN visitam SIM/Mossoró para conhecer trabalho realizado pelo órgão

Por: Edinaldo Moreno

Divulgação/PMM Divulgação/PMM

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM), da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), recebeu recentemente a visita de representantes dos municípios de Cajazeiras/PB e São Tomé/RN. Os grupos vieram a Mossoró conhecer o processo de trabalho desenvolvido pelo SIM/Mossoró, reconhecido em todo o território nacional.

Os representantes destes municípios estiveram em Mossoró na perspectiva de levarem para sua cidade toda a expertise do SIM/Mossoró, como, por exemplo, como funciona o registro das empresas, como o serviço atua no combate à clandestinidade, as ações de educação sanitária, os documentos legais, os relatórios das visitas técnicas que são realizadas nas empresas, entre outros pontos.

“Foi uma visita de intercâmbio para que a gente pudesse trocar informações e que o SIM de Cajazeiras pudesse fortalecer e realmente enaltecer o Serviço de Inspeção Municipal de Mossoró que tem servido como base, como fundamentação para outros serviços de inspeção, não só dentro do nosso Estado, mas fora do Rio Grande do Norte e inclusive para estados do Sul e Sudeste que têm interesse de conhecer a realidade da nossa fiscalização dos produtos de origem animal e vegetal aqui em Mossoró”, destacou Allany Medeiros, diretora do Serviço de Inspeção Municipal.

Neste ano, o SIM/Mossoró completou 10 anos de trajetória. O SIM é responsável por inspecionar e fiscalizar a produção de produtos de origem animal (como carne, leite, ovos, mel, pescados e seus derivados) e produtos de origem vegetal (bebidas alcoólicas e não alcoólicas) no âmbito do município de Mossoró. O SIM garante que esses produtos sejam seguros, higiênicos e próprios para o consumo humano, além de estarem de acordo com a legislação sanitária.

Em 2023, o Serviço alcançou a integração ao SISBI/POV (Sistema Brasileiro de Inspeção dos Produtos de Origem Vegetal), sendo o primeiro e único município do País a conseguir esse feito, o que continua sendo vitrine para os municípios e Estados da Federação.

Anterior Próximo