quarta-feira - 20/04/2022

Rede Municipal tem 17 unidades contempladas com o projeto “Minha Escola no Mapa”

Por: Maricelio Almeida

A Rede Municipal de Ensino de Mossoró teve 17 escolas da zona rural contempladas com o projeto de inovação em tecnologia educacional “Minha Escola no Mapa”, iniciativa lançada nesta quarta-feira (20) pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e executada em parceria com a Fundação Lemann e a Sincroniza Educação.

O lançamento ocorreu no formato on-line, com transmissão sendo acompanhada por alunos, professores e gestores das escolas selecionadas pelo projeto. Cada unidade receberá um roteador/access point com medidor de internet integrado (Educação Conectada). Os equipamentos já foram entregues à Secretaria Municipal de Educação (SME).

“O projeto ‘Minha Escola no Mapa’ possibilitará às unidades educacionais da zona rural o acompanhamento do desempenho e da qualidade da conexão de internet, através de um acess point de 100 conexões simultâneas integrado ao medidor de internet do Ministério da Educação”, explica a coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM), Cristhiane Marques.

Ainda segundo Cristhiane, as unidades educacionais e a comunidade poderão acompanhar e avaliar junto com o MEC se as redes contratadas estão compatíveis com o objetivo do Programa de Inovação Educação Conectada, que visa apoiar a universalização do acesso à internet em alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica.

O gerente executivo de Avaliação, Planejamento, Inovação e Tecnologia da SME, Hélio Oliveira, também destaca a importância do projeto para a Rede Municipal. “O 'Mapa da Conectividade na Educação' reúne uma base de dados de diversos órgãos para trazer um retrato mais completo da conectividade nas escolas e também permitir análises mais aprofundadas a respeito dos principais desafios e oportunidades para melhorar essa conectividade”, disse, acrescentando:

“Para que as escolas sejam devidamente refletidas no Mapa, é necessário que tenham instalado um medidor de Educação Conectada, nesse sentido é que surge a campanha ‘Minha Escola no Mapa’, uma iniciativa do Unicef, em parceria com a Fundação Lemman e a Sincroniza Educação, contando, em Mossoró, com apoio da SME”, enfatizou o gerente.

Em todo o Brasil, o projeto beneficia 150 escolas. Na Rede Municipal de Mossoró, estão sendo contempladas unidades como as escolas Ricardo Vieira do Couto, Dr. José Gonçalves, Antônio Mendonça, Evilásio Leão, Chafariz I, Genildo Miranda, Carmélia de Almeida, Francisco Bezerra de Maria, Maurício de Oliveira, entre outras.