domingo - 25/04/2021

Recuperação de estradas vicinais avança nas comunidades rurais de Mossoró

Por: DIRETI

As obras de recuperação de estradas vicinais avançam na Zona Rural de Mossoró, beneficiando várias comunidades rurais do município. Os serviços garantem que os moradores não fiquem isolados no período chuvoso. A Prefeitura de Mossoró iniciou mais uma etapa dos trabalhos de manutenção e conservação das estradas, além da colocação de bueiros em trechos historicamente críticos. Os trabalhos foram vistoriados pelo prefeito Allyson Bezerra, neste domingo (25).

O trabalho é planejado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB), que tem ouvido as reivindicações dos moradores das comunidades rurais para solucionar problemas antigos que dificultam o tráfego de veículos nas comunidades rurais durante as chuvas. Nessa nova etapa de obras, as estradas das comunidades em que os acessos ficam às margens da BR-110 estão sendo recuperadas. Dentre elas, as estradas do Sítio Santana, assentamento Lorena, comunidade de Olho D'água Velho e Sítio Chafariz. A manutenção da estrada do sítio Santana também iniciou nesta semana.

“Aqui vai ser feito não só a recuperação dos 11 km de estradas vicinais, mas também a passagem de águas. Onde tiver um leito de rio, um leito de córrego, vai ser construído bueiro. Essas comunidades historicamente ficam ilhadas quando o inverno é grande, quando o inverno é bom. Mas agora já não vão mais ficar. Vamos fazer todas as passagens de água nas estradas. São 11 km e nossa meta é fazer em uma semana, no máximo, uma semana e meia”, explicou Brenno Queiroga, secretário de Infraestrutura.

Expedita do Santo Antônio, moradora da comunidade de Olho D’água Velho, comemorou a chegada dos serviços de recuperação das estradas vicinais. “Vai melhorar muito para gente, porque quando precisamos ir a Mossoró, o carro se atolava nas baixinhas e nos atoleiros. Tirando fica mais fácil para gente chegar a Mossoró”, disse a moradora.

O trabalho de recuperação de estradas vicinais na Zona Rural de Mossoró contemplou também o Polo Alagoinha. Dentre as muitas comunidades rurais beneficiadas com as melhorias de infraestrutura estão: Bom Destino, Córrego Mossoró, Arisco, Coqueiro, Montana, São Romão, Paulo Freire.

“O homem do campo sendo valorizado pela gestão do município de Mossoró. Estamos nesse momento levando conserto para estradas vicinais de Santana, Lorena, São Joaquim, Olho D’água Velho e Sítio Chafariz. São comunidades que vão passar a contar com estradas e acessos dignos para que a população possa trafegar de uma comunidade para outra ou para cidade. Aqui em Olho D’água estamos fazendo um serviço além. Estamos aqui colocando alguns bueiros. Ao todo, ao longo da estrada de serão seis pontos de bueiros. Isso é tão importante para que a população não fique ilhada em um período chuvoso ou uma chuva de grande volume de água”, destacou o prefeito Allyson Bezerra.

Segundo Francisco Gomes, presidente do Sindicato da Lavoura de Mossoró, a situação crítica das estradas vicinais é um dos principais problemas enfrentados pelos moradores das comunidades rurais do município. “A gente vê com muita satisfação porque a gente sofre muito, quem é morador dessa comunidade sabe. No período de seca é falta d’água, quando é no período de inverno tem essa dificuldade de se locomover para comunidades vizinhas e até para cidade já que é entorno de cinco quilômetros até chegar na BR com esse trabalho sendo feito nos riachos, botando manilha e fazendo pequenos bueiros, a gente vai ter como fazer qualquer percurso”, afirmou Gomes.

Agricultura

Além da recuperação das estradas vicinais, a Prefeitura de Mossoró por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e dos Recursos Hídricos tem feito cortes de terras em comunidades rurais com recursos próprios do município. Os produtores rurais também recebem assistência técnica com veterinários e agrônomos.

“O programa de corte de terra esse ano já atendeu mais de 4.520 famílias, que segue também esse fluxo, além da comunidade de Olho D’água que recebeu esse ano conserto de poço, assim como 80 comunidades rurais de Mossoró até agora receberam água através do conserto de poços e instalação de dessalinizadores. É um trabalho de valorização da Zona Rural”, ressaltou o prefeito Allyson Bezerra.

Fotos: Célio Duarte/PMM