sábado - 25/06/2022

Quadrilha “Ceará Junino” é campeã da categoria interestadual/estilizado adulto

Por: Solange Santos

Arena lotada, plateia com olhos bem atentos em cada apresentação. Cada quadrilha despertou no público gritos eufóricos. Foi assim, a grande final da categoria interestadual de quadrilhas juninas na modalidade "estilizado adulto" na sexta-feira (24).

O festival de quadrilhas entrou pela madrugada num total de oito apresentações. A primeira a se apresentar foi a “Girassol do Sertão”. O diretor Alex Xavier, minutos antes de entrar na Arena, conversou com sua equipe e relatou que era uma noite de grande emoção. “É uma noite muito emocionante após dois anos esperando esse momento. A 'Girassol do Sertão' desde 2006 dança aqui na Arena Deodete Dias. Receber o calor desse público e a energia que todos transmitem é muito bom", disse.

Cada quadrilha leva meses se organizando e pensando em cada detalhe. E cada performance dos quadrilheiros fica por conta dos coreógrafos. O coreógrafo Hiago da quadrilha Junina Arraia do bairro Ellery comenta sobre os processos até chegar o grande dia da apresentação. “A gente começou o projeto em dezembro, trabalhando nos fins de semana com muita dedicação. “Estar em Mossoró é um prazer incrível. Costumo dizer que, se não dançar em Mossoró, não é São João”, ressaltou.

Já o coreógrafo da quadrilha junina “Moleca 100 vergonha”, Ruan, veio com toda sua equipe de Campina Grande-PB”. “Já fazia alguns anos que a quadrilha queria participar desse festival, mas não tínhamos condições. Este ano, graças a Deus, deu tudo certo. Acredito que apresentamos um grande espetáculo e estou muito satisfeito com o desempenho de cada um”, enfatizou.

As apresentações das rainhas foram um show à parte. Cada uma com sua energia fez o público se arrepiar. “A satisfação é algo que não conseguimos descrever. Mossoró tem uma atmosfera inexplicável. Sentimos amor, uma boa energia e vitória. É gratidão a cima de tudo,  principalmente a Deus”, declarou a rainha da quadrilha Junina Buscapé, Alice Rodrigues.

No palco assistindo e também recebendo homenagens estava a professora Deodete Dias, a qual a arena das quadrilhas carrega seu nome. “Eu me sinto muito honrada em ter tido meu nome homenageado nesse lugar. Gosto de ver toda essa gente reunida aqui para apreciar nossa cultura regional", enfatizou.

A quadrilha mossoroense “Lume da Fogueira foi 6ª a se apresentar. O marcador falou do desafio de se apresentar dentro da própria casa, pois a torcida sempre espera um bom desempenho deles. “A responsabilidade de se apresentar no MCJ é muito maior do que se apresentar em outros concursos. Estamos felizes em poder voltar as nossas apresentações”, disse.

O diretor das quadrilhas “Santa Fé de Alagoas” Thiago Serpa, ressalta o grande desafio que foi vir da sua cidade natal, com uma equipe de 150 pessoas. Um investimento alto, mas que segundo ele valeu muito a pena para poder estar participando de um dos maiores São João do Brasil, o “Mossoró Cidade Junina”.

“É a segunda vez que estamos em Mossoró. Desde abril que nós planejamos participar desse grande festival, que é o MCJ. Não foi fácil vir com toda nossa equipe de cerca de 150 componentes. Sonhamos e hoje estamos aqui no maior e mais bonito São João”, ressaltou.

E a grande vencedora do Festival de Quadrilhas no Concurso Interestadual, na modalidade "Estilizada Adulta" foi a quadrilha “Ceará Junino”, que ainda arrastou mais três premiações. A de melhor Noiva, melhor Rei e melhor Marcador. “Estamos muito emocionados, pois sermos reconhecidos pelo nosso trabalho, isso nos engrandece. A todo momento vem o choro, depois o sorriso e aí está tudo misturado”, concluiu a rainha vencedora, Du Lima.