sexta-feira - 30/09/2022

Público aprova edição 2022 do espetáculo Auto da Liberdade

Por: Maricelio Almeida

Chegou ao fim nesta quinta-feira (29) a temporada 2022 do espetáculo Auto da Liberdade, encenação que resgata quatro atos históricos de Mossoró. Durante três noites, as apresentações realizadas na Estação das Artes Elizeu Ventania encantaram o público presente, que elogiou a montagem da peça teatral.

“Muita bonita a apresentação. Estou há quatro anos morando aqui em Mossoró e nunca tinha presenciado um espetáculo tão bonito como esse. A Prefeitura está de parabéns. O que mais me chamou atenção foi a força da mulher aqui em Mossoró”, destacou a administradora Karina Araújo, que prestigiou o espetáculo nesta quinta-feira (29).

Tabia Gurgel aprovou o espetáculo

A engenheira química Tabita Gurgel também elogiou a encenação. “O espetáculo foi maravilhoso. Eu acho que é uma ótima oportunidade pra gente repensar a nossa história, o nosso pioneirismo, como o primeiro voto feminino”, afirmou.

“Eu achei que foi muito importante, principalmente para o conhecimento cultural da nossa cidade, mostrando a nossa libertação, os atos revolucionários. Que eventos assim possam crescer cada vez mais em Mossoró, pois a arte também é muito importante para obtermos conhecimento”, complementou a estudante Gyovana Eloísa.

Estudante Gyovana Eloísa

Composto por mais de 90 profissionais, o espetáculo trabalhou os quatro elementos da natureza: água, terra, fogo e ar, enaltecendo a história de libertação e resistência de Mossoró.  Os atores fizeram menção ao Motim das Mulheres, em 1875; a Libertação dos Escravos em 30 de setembro de 1883, cinco anos antes da Lei Áurea; Resistência ao Bando de Lampião, em 1927; e o Primeiro Voto Feminino, de Celina Guimarães Viana, em 1928.

“É um momento de muita alegria para mim, para todo o elenco, para toda a classe artística de Mossoró, que está envolvida nesse projeto, nessa retomada depois de dois anos que a gente estava meio que recluso, sem poder mostrar o nosso talento, voltando agora com o Auto da Liberdade, com tanto colorido, tanta música, tanta dança, tantas reflexões. O elenco todo feliz, o texto maravilhoso, e assim, estou muito feliz, só tenho a agradecer por tudo”, destacou o diretor Leonardo Wagner.

Leonardo Wagner, diretor do espetáculo

A atriz Luciana Duarte, que interpretou Ana Floriano, considera a edição deste ano do Auto como muito positiva. “A avaliação é positiva, a melhor possível. Estar de volta com os amigos, com os parceiros do ofício, do fazer é revigorante, é oxigenante, é inspirador, porque a agente vai continuar o trabalho que a gente já executa nas nossas companhias. A avaliação é positiva demais, porque só em estar aqui, junto com os companheiros, compartilhando esse momento, e contar a história da cidade, é maravilhoso”, pontuou.

Elzimário Macário, ator que deu vida ao cangaceiro Jararaca, também faz uma avaliação do espetáculo. “Foi muito gratificante. Eu acho que o público sentiu isso. Essa volta foi triunfal pra gente, depois de tanto tempo parado, sem fazer espetáculos. O teatro é uma arte de estar perto, de estar junto, e retomar dessa forma, com essa grande responsabilidade, que é dar vida a esse personagem Jararaca, foi maravilhoso”, comentou.

“Foi uma experiência incrível. Já tinha tido a honra de participar em 2019 e quando eu vi que a Prefeitura ia abrir para a comunidade eu quis participar. É mais uma experiência para o meu currículo artístico. Eu faço parte do balé, de todos os atos, mas o meu preferido é a Abolição dos Escravos, um ato muito forte e bonito”, acrescentou a bailarina Iara Letícia.

O secretário municipal de Cultura, Etevaldo Almeida, destaca a grandiosidade do espetáculo e a sua boa aceitação junto ao público. “A avaliação é muito positiva. A gente teve como objetivo retomar o espetáculo aqui na Estação das Artes, com essa dimensão, essa grandiosidade toda, desde a constituição do elenco, com direção, com o espetáculo em si, pensando-se todo esse espaço, qualificando e profissionalizando o Auto da Liberdade no retorno após dois anos. O público bastante presente, efetivamente participando e vindo prestigiar todos os nossos artistas. Fiquei muito feliz com o resultado”, concluiu.

Confira imagens da última noite de apresentação do Auto da Liberdade 2022, captadas pelo fotógrafo Allan Phablo: