terça-feira - 12/07/2022

Propostas da agricultura familiar para a merenda escolar podem ser apresentadas até esta quarta-feira

Por: Maricelio Almeida

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), informa que se encerra às 23h59 desta quarta-feira (13) o período para apresentação dos projetos de venda dos editais referentes à chamada pública cujo objetivo é a aquisição, pelas escolas da Rede Municipal de Ensino, de gêneros alimentícios da agricultura familiar, do empreendedor familiar rural ou de suas organizações (cooperativas e associações).

Interessados em participar do processo devem encaminhar documentação para habilitação e o projeto de venda para o e-mail da escola para a qual deseja fornecer os gêneros alimentícios. Editais completos estão disponíveis no endereço eletrônico www.prefeiturademossoro.com.br, em banner que pode ser acessado na página inicial do portal.

“Lembramos que a chamada pública oportuniza que vários agricultores familiares e empreendedores rurais participem do processo de seleção para o fornecimento dos gêneros alimentícios em várias escolas. Essa compra qualifica o nosso cardápio, pois são itens in natura, provenientes da nossa região”, destaca a coordenadora de Alimentação e Nutrição Escolar da SME, Shirlley Martins.

A coordenadora explica ainda que o fornecedor classificado em primeiro lugar, em cada escola, deve apresentar as amostras dos alimentos por meio de videoconferência, no dia 14 de julho de 2022, para avaliação e seleção dos produtos a serem adquiridos. Os contratos com os selecionados, cuja validade é de um ano, começam a ser assinados no dia 15 de julho. O investimento supera R$ 1 milhão, quando somados também os editais das Unidades de Educação Infantil (UEIs).

De acordo com Shirlley Martins, para a aquisição dos produtos estão sendo destinados mais de 30% dos recursos federais recebidos pelas Unidades Executoras das instituições de ensino da Rede Municipal, referentes ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Serão 10 itens fornecidos por agricultores da região: banana pacovan, batata doce, coentro, goiaba vermelha, jerimum de leite, mamão tipo formosa, maracujá, melancia, melão japonês e polpa de fruta no sabor acerola.

“Destacamos ainda que o processo de aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar para as Unidades de Educação Infantil (UEIs) também está em andamento, caminhando para a etapa final. O resultado final será publicado Jornal Oficial de Mossoró (JOM)”, concluiu Shirlley Martins.