quarta-feira - 05/08/2026

Projetos executados por mulheres do campo transformam a zona rural de Mossoró

O programa “Mossoró Rural” vem conseguindo manter as famílias originárias do campo, produzindo o próprio alimento, comercializando e gerando renda

Por: Sayonara Amorim

 

“Se o campo não planta, a cidade não janta.” Essa frase da agricultora Kaliana Lucena, 48 anos, representa um movimento de mulheres do polo Jucuri, zona rural de Mossoró, que atua de forma organizada com o objetivo de tornar a terra em que vivem, produtiva e dela tirar o sustento. A iniciativa, que conta com o apoio direto da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), por meio do programa “Mossoró Rural”, vem conseguindo manter as famílias originárias do campo, produzindo o próprio alimento, comercializando e gerando renda na própria terra.

Kaliana é agricultora e reside no Assentamento Santa Rita de Cássia desde 1993. A sua trajetória como mulher do campo é marcada por muito trabalho e busca por oportunidades de conseguir tirar da terra o seu sustento e de sua família. “Viemos à procura de uma terra para a gente cultivar e ter o nosso direito de agricultor. Aqui no quintal da minha casa planto banana, limão, laranja, goiaba e até uva”, destacou.

Mas Kaliana, a exemplo das demais agricultoras do polo Jucuri, foi buscar parcerias e conhecimento para um projeto que pudesse gerar renda e foi na criação de galinhas poedeiras que ela encontrou uma fonte de renda importante. “Hoje tenho umas 120 galinhas, entre pintos, galos, frangos. Comecei agora a vender os ovos e estou vendendo em torno de 150 ovos por semana. Esse dinheiro é muito útil e está me ajudando muito”, declarou Kaliana.

Outras mulheres agricultoras do polo também estão realizando atividades facilitadas pelo programa “Mossoró Rural”, como a produção de pães, salgados e doces que chegou à comunidade por meio da parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e apoio técnico de profissionais da Seadru.  

As mulheres do polo Jucuri fazem questão de mostrar o prazer de realizar suas atividades na própria terra. “Aqui no quintal da minha casa eu planto hortaliças, frutas e plantas medicinais e também tenho uma criação de ovelhas e galinhas”, detalhou Maria Gorete Bandeira, 68 anos, moradora do Assentamento Vingt Rosado desde 1993. 

Para Gorete, não existe lugar melhor para morar. Filha de agricultores, mora no assentamento desde a década de 1990 e diz que nunca pensou em morar na cidade. “Gosto muito daqui. Acordo cedo todo dia para cuidar dos animais e das minhas plantações e daqui só saio quando morrer”, relatou Gorete.

CRIAÇÃO DE SUÍNOS

Além de ovelhas e galinhas, o polo Jucuri vem se destacando também pela produção de suínos para abate. A agricultora Maria Josineide Santana tem uma criação de porcos no Assentamento Vingt Rosado, que se tornou a principal renda da família. “Quando chegamos aqui, em 2019, começamos a plantar, mas como alternativa para os períodos de seca, iniciamos na criação de porcos e estamos até hoje, e essa é a nossa principal atividade financeira”, explicou Josineide.

Atualmente, Josineide conta que estão com aproximadamente 30 animais entre matrizes, filhotes e os animais de corte. “A nossa rotina começa logo cedinho com a tarefa de alimentar os animais e limpar as pocilgas. Os nossos animais se alimentam do que é produzido aqui no assentamento, como jerimum e milho, por exemplo”, detalhou.

A organização das mulheres do polo Jucuri conta com a iniciativa da assentada Fabiana Paula, que vem buscando parcerias e representa uma ponte entre as ações da Seadru e os assentados. “Uma iniciativa importante aqui no polo é o projeto 'Quintais Produtivos', que permite que as mulheres produzam no quintal de suas casas. Com essa atividade, as mulheres conseguem empoderamento quando elas conseguem vender o que produzem”, comentou Fabiana.

De acordo com Fabiana, o que as mulheres produzem é comercializado de forma espontânea e eficaz porque a produção tanto serve para o consumo pessoal quanto para venda em outras comunidades.

ENCONTRO

No próximo dia 15, durante a Festa do Bode, as mulheres produtoras do polo Jucuri participarão do Encontro de Mulheres na sede da Seadru. Na ocasião, acontecerá a troca de experiências e repasse de projetos com o objetivo de geração de renda na zona rural.

Tags:
Anterior Próximo