quarta-feira - 22/10/2025
Projetos de leitura desenvolvidos nas escolas da rede municipal contribuem para alfabetização de crianças
O projeto “Impulso do saber” desenvolvido na Escola Municipal Monsenhor Mota, vem conseguindo não só estimular as crianças a ler como também a criar suas próprias histórias
Por: Sayonara Amorim
A Prefeitura Municipal de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), dentro do programa "Mossoró Cidade Educação", vem investindo em projetos que estimulem o gosto das crianças do Ensino Fundamental pela leitura e escrita. Nas unidades de ensino do município as ações voltadas à alfabetização vêm se mostrando eficazes, garantindo que o município cumpra com as exigências do Ministério da Educação e Cultura (MEC), que crianças completem o 2º ano do Ensino Fundamental sabendo ler e escrever.

Um dos projetos denominado “Impulso do saber”, desenvolvido na Escola Municipal Monsenhor Mota, Abolição I, vem conseguindo não só estimular as crianças a ler como também a criarem suas próprias histórias. “Aqui na escola nós desenvolvemos atividades diárias de leitura que vem contribuindo para que a criança complete o 2º ano sabendo ler, escrever e compreender. Nós temos alunos aqui que iniciaram sem querer nem pegar no livro para tentar aprender e hoje com as atividades que realizamos já pedem os livros para ler”, destacou a professora do 2º ano da Escola Monsenhor Mota, Conceição Valéria Medeiros.

O projeto “Impulso do Saber”, da Escola Monsenhor Mota, além de contribuir para que os alunos aprendam a ler, também vem estimulando a criatividade dos pequenos leitores. Além das atividades de leitura os alunos também criam suas próprias histórias e as apresentam como atividade de sala de aula. “O projeto de leitura aqui da escola é desenvolvido em quatro dias e nós estimulamos os alunos a criarem histórias a partir de um desenho e essa é uma atividade que eles fazem com muito empenho e fazem questão de escrever e de ler para os colegas. Consideramos que esse é um resultado muito positivo no processo de alfabetização e incentivo à leitura”, detalhou a professora do 3º ano, Nadege Carene Souza.

A empolgação dos alunos no momento da leitura é contagiante. Há dias em que eles vestem fantasias de personagens da literatura infantil para que possam ler para os colegas de forma mais interativa. Como foi o caso da aluna Maria Esther Salustiano, 7 anos, aluna do 1º ano A - que já sabe ler e escrever e na atividade de hoje na escola leu a história da bailarina e foi vestida de bailarina. “Eu aprendi a ler no Infantil II e hoje eu li a história de como nasceu uma bailarina e eu vim vestida de bailarina. Eu gosto muito de ler”, relatou Maria Esther.

Diretora da Escola Monsenhor Mota, Jailma Soares reforça que o projeto de leitura na escola acontece o ano inteiro e tem uma importância muito grande tanto no processo de alfabetização, quanto no estímulo à leitura. “Esse projeto de leitura acontece durante todo o ano em todas as turmas do Infantil ao 5º ano e é muito importante porque é feito todo um trabalho de contextualização para que a criança seja alfabetizada. A partir daí passamos a trabalhar a qualidade da leitura com várias atividades e os alunos vão se identificando e todos os alunos participam muito e gostam das atividades de leitura que contam muito com a criatividade dos professores”, acrescentou Jailma.
