quinta-feira - 01/09/2022

Projeto “Um olhar e uma escuta a você, educador” realiza mais um encontro com professores e supervisores

Por: Maricelio Almeida

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Mossoró, por meio da Coordenadoria de Psicopedagogia, promoveu na noite desta quarta-feira (31), no auditório da Universidade Potiguar (UnP), mais um encontro do projeto “Um olhar e uma escuta a você, educador”. O evento reuniu professores e supervisores da Rede Municipal de Ensino, que puderam acompanhar palestras com o tema central “Cultive vida em você: diálogo sobre prevenção e saúde”.

Os palestrantes da noite foram os médicos Kítaro Luiz (nutrólogo), Fernando Albuerne (cardiologista) e Dirceu Lopes (psiquiatra). O debate foi mediado por Eliane Araújo, coordenadora de Avaliação e Formação Continuada e de projetos da Coordenadoria de Psicopedagogia da SME.

“Os professores tiveram a oportunidade de conhecer, refletir e dialogar sobre a saúde física e emocional, permitindo-lhes a compreensão da importância do autoconhecimento. Os profissionais presentes trouxeram, a partir de suas falas, contribuições significativas para a promoção do autocuidado e do bem-estar físico e mental dos educadores da Rede Municipal de Ensino”, pontuou Eliane.

A supervisora Yara Celi, da Unidade de Educação Infantil (UEI) Maria do Socorro Fernandes, ressaltou a importância do encontro. “Uma excelente palestra tanto no conteúdo abordado como na organização do evento, esclarecendo para o professor a importância de se cuidar, para que possamos exercer nossa profissão com mais zelo, mais amor e cuidado com o outro. Foi um dos melhores encontros que já participei. A Prefeitura e a Secretaria de Educação estão de parabéns”.

“Foi um evento maravilhoso, desde a recepção que sempre é muito acolhedora e agradável. Os palestrantes foram seguros e precisos naquilo que pretendiam fazer. A temática foi e é muito pertinente. Para muitos, foi ‘um abrir de olhos’ para iniciar um processo de autocuidado. O projeto ‘Um olhar e uma escuta a você, educador’ traz para nós esse acolhimento, esse abraço. Parabéns aos envolvidos e que momentos como esse se repitam mais vezes”, destacou a professora Anne Helly.

A docente Maria Antônia também participou do encontro e avalia essa edição como uma das melhores que já acompanhou. “Foi uma discussão bastante provocativa e reflexiva. Será que estamos priorizando o nosso bem-estar ou estamos dedicando mais tempo ao trabalho? Retornei para casa bem pensativa quanto à urgência de mudanças de hábitos de uma forma geral, de priorizar aquilo que de fato é importante. Particularmente, foi um dos encontros desse projeto que eu mais gostei”, finalizou.