domingo - 24/03/2019

Projeto sobre preservação da água dos rios leva conscientização a alunos de escolas públicas

Por: Comunicação

O Dia Mundial da Água, 22 de março, foi marcado pela culminância do projeto “Rio, para que te quero?”, realizado pela Secretaria Executiva do Meio Ambiente e Urbanismo, em quatro escolas públicas municipais. A ação levou alunos até as margens dos rios e estações de esgotos, com objetivo de relacionar o rio com a educação ambiental, com o saneamento básico e com a fiscalização.

https://www.flickr.com/photos/prefeiturademossoro/47388471212/in/datetaken-public/

O projeto teve início no dia 22 de fevereiro, com o pré-campo, que foi a visitação das áreas que seriam trabalhadas com as equipes da Secretaria. Após essa ação foi feita solicitação dos estagiários voluntários, que foram capacitados para levar o projeto até os alunos.

A Secretaria Executiva do Meio Ambiente trabalhou em parceria com a Caern e com a Companhia Independente da Polícia Ambiental de Mossoró (CIPAM). “Esse não é um trabalho de comemoração, mas de conscientização sobre o uso da água, sobre preservação do rio. O próprio nome do projeto já traz uma reflexão a respeito da poluição, do desperdício e sobre as funções do rio”, disse Elizângela Filgueira, coordenadora do projeto.

https://www.flickr.com/photos/prefeiturademossoro/46526103335/in/datetaken-public/

A secretária do Meio Ambiente e Urbanismo, Doriana Burlamaqui explicou que esta foi uma das atividades dentro do cronograma da Secretaria. “Trabalhamos com quatro Núcleos de Educação Ambiental. Cada escola trabalhou um tema e hoje cada escola pode ver o que as outras trabalharam. A intenção dos próprios alunos estarem apresentando o que apresenderam é justamente a de fazer deles multiplicadores dessa conscientização ambiental”, afirmou.

O estudante Cosme Mikael falou sobre a preservação da vegetação às margens do Rio Mossoró e do descarte errado do lixo. “Pudemos ver nos locais, plantações de hortaliças, utilização da água para o consumo animal. Vimos estudos de que a água em determinados locais, como no Bom Jesus, com um tratamento adequado a água também serve para o consumo humano”, destacou.

https://www.flickr.com/photos/prefeiturademossoro/46526103335/in/datetaken-public/

A apresentação dos trabalhos foi feita no auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania.

Tags:
Anterior Próximo