segunda-feira - 19/07/2021

Projeto "Saúde: Territórios em Movimento" promove oficina em Mossoró nesta segunda-feira

Por: DIRETI

Em Mossoró, acontece hoje (19), na sede da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atividades de uma oficina promovida pelo projeto "Saúde: Territórios em Movimento". O evento tem como objetivo fortalecer a Atenção Básica em Saúde e reúne corrdenadores municipais da 2ª Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP).

Coordenam a oficina os professores Ricardo Burg Ceccim da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Jennifer do Vale (UFERSA)  Andrea Taborda (UERN/UFERSA).

"Em fevereiro já tivemos um momento em uma rede de colaboração internacional que nós construímos com as instituições e o laboratório Ítalo-Brasileiro para discutirmos a perspectiva das redes de saúde em cuidados intermediários. Novamente retomamos essa discussão como forma de fortalecer a atenção Básica dos municípios oestanos", afirma aprofessora Andrea Taborda.

O evento ocorre com base em uma cooperação nacional e internacional, segundo o professor Ricardo Burg Ceccim, graças as instituições que integram projetos de cooperação internacional com o semi-árido. "Nós começamos o projeto que se chama Cuidados Intermediários e Hospitais de Territórios. O objetivo é superar a ideia de uma saúde fragmentada e pensarmos numa rede de fato e não de uma saúde em pedacinhos. A Saúde Básica precisa melhorar a sua resolutividade e os grandes hospitais precisam ser a retagarda.

A secretária de Saúde de Mossoró, Morgana Dantas, participou do evento: "Estamos com pessoas que possuem expertise em saúde pública e em atendimento básico. Estamos tentanto desenvolver ainda uma forma de melhorar o atendimento intermediário para atender as necessidades que hoje não são bem atendidas", disse.

"Essa pandemia e particularmente o processo de vacinação, serviu para evidenciar a potencialidade que a Atenção Básica tem e que a gente já conhece, de dar uma boa resolução aos problemas de saúde à população", afirma o professor Jennifer do Vale.

Ricardo Burg Ceccim, é um dos coordenadores da oficina.