quarta-feira - 27/11/2024

Projeto "Saúde e Saberes Populares" realizará mais uma oficina nesta sexta-feira

Por: Thiago Braga

Foto: Divulgação/PMM Foto: Divulgação/PMM

Nesta sexta-feira (29) acontecerá mais uma edição do projeto "Saúde e Saberes Populares", da Prefeitura de Mossoró. A atividade será realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Francisco Nazareno Pereira Gurgel, no bairro Bom Pastor, a partir das 8h30.

O projeto "Saúde e Saberes Populares" visa conscientizar a população para adoção de hábitos saudáveis por meio do uso de recursos naturais. Na oficina, a comunidade conhecerá os benefícios da goiabeira para a saúde e consequentemente uma melhor qualidade de vida.

"Nesta oficina, vamos trabalhar a goiabeira, assim como em todos os meses em que trabalhamos uma planta, mostrando seus benefícios, a forma de cultivo, a forma de uso e também as suas contraindicações. As plantas trabalhadas sempre são aquelas já reconhecidas no Sistema Único de Saúde (SUS), que já fazem parte do rol de plantas medicinais, que são cientificamente comprovadas em seus benefícios", explicou Dorisângela Lima, assistente social da UBS.

Os profissionais orientam os usuários para o uso das plantas, contribuindo para uma melhor qualidade de vida e valorização dos saberes populares. "A gente articula a ciência e também o conhecimento popular, trazendo das usuárias que participam desses momentos os seus saberes populares, a sua cultura, a forma como elas conheceram essas plantas, como cultivam essas plantas. A cada encontro elas levam uma muda da planta trabalhada para que possam estar cultivando também o seu jardim de plantas medicinais na sua própria casa", frisou a assistente social.

"O projeto 'Saúde e Saberes Populares' iniciou em 2023 e se consolidou em 2024. Durante todo o ano, a cada mês uma planta diferente foi trabalhada. Realizamos oficinas de preparação de solo para plantação de mudas, em relação a como produzir plantas em casa, cultivando essas plantas nos próprios quintais", destacou Dorisângela Lima.

O projeto é desenvolvido em parceria com os cursos de agronomia e medicina da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), o Centro de Produção de Mudas da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) e da Gerência de Práticas Integrativas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Tags:
Anterior Próximo