quarta-feira - 25/01/2023

Projeto “Praças em Movimento” proporciona saúde e lazer no conjunto Nova Mossoró

Por: Solange Santos

Na tarde desta quarta-feira (25), a Prefeitura de Mossoró realizou a primeira edição do projeto “Praças em Movimento”, no complexo esportivo do conjunto Nova Mossoró, com diversas ações proporcionando saúde e lazer à população.

“Uma ação importantíssima! Temos aqui hoje profissionais da saúde do nosso município, educadores físicos e outros servidores trabalhando ativamente envolvendo toda a comunidade, crianças, mulheres, idosos, homens e a juventude. Então, é um momento importante, uma integração entre a Secretaria de Esporte e a Secretaria de Saúde. O objetivo sempre é descentralizar os serviços públicos aproximando da sociedade, levando esporte, saúde e qualidade de vida e lazer”, declarou o prefeito Allyson Bezerra.

A ação foi liderada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que já se programa para levar o projeto a outras praças do município. Titular da pasta, Morgana Dantas fala sobre as próximas ações.

“Nós já temos mais duas datas: na próxima quarta-feira (1º) vai acontecer na praça do Abolição IV. E daqui a 15 dias, vai acontecer na praça da comunidade Passagem de Pedra. São duas praças que também foram reformadas na atual gestão. Esse é um projeto que dá início lá na atenção básica, formando grupos de mulheres, grupos de adultos, de crianças para que a gente incentive a atividade física e assim consiga a prevenção das doenças”, pontuou a secretária.

Além dos profissionais da saúde do município envolvidos na ação, o projeto “Praças em Movimento” contou também com a participação de voluntários que reservaram um pouco do seu tempo para atender à população. Foi o caso do Dr. Eduardo Monteiro, que realizou entre as pessoas as terapias naturais.

“É a primeira vez que eu estou participando de uma ação como essa, maravilhosa, promovida pela Prefeitura de Mossoró. As terapias naturais devem estar ao alcance de todos, pois é importante que as pessoas saibam o que fazer com os elementos da natureza. Hoje estamos aqui com as práticas de massoterapia, quiropraxia e ventosas”, enfatizou.

A universitária Letícia Saturno estava visitando o conjunto Nova Vida e resolveu participar da ação. Ela aproveitou bastante os serviços oferecidos.  “Eu achei muito importante essa ação hoje na praça, tanto para a população como para a cidade, porque eu não sou desse bairro, mas vim aqui para visitar, aproveitar essa tarde com várias atividades para a população. Gostei muito, principalmente das terapias naturais, já estou sentindo meu corpo totalmente diferente”, disse.

Alzenira Pontes, que é moradora do bairro, ressalta a importância do projeto para os moradores. “Essa ação está sendo muito boa aqui no bairro, a Prefeitura está de parabéns, nós só temos a agradecer porque antes não tinha essa praça e ela veio para melhorar nossas vidas, a da criança, do adulto, do adolescente e do idoso principalmente”, disse.

A criançada pôde aproveitar bastante o espaço kids montado para elas. A pequena Samira Valeska de 9 anos fala entusiasmada sobre a tarde divertida que teve com seus colegas. “Essa tarde está muito boa, é bom de vez em quando ter umas brincadeiras. E para nós que somos crianças, a gente se diverte muito”, concluiu.