sexta-feira - 14/04/2023

Projeto "Jovem Empreendedor Rural": Secretaria de Agricultura apresenta 2ª edição no Assentamento Favela

Por: Edinaldo Moreno

A Prefeitura de Mossoró continua percorrendo a zona rural, levando ações que desenvolvam a atividade nestas comunidades. Nesta quinta-feira (13), a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) apresentou a segunda edição do projeto “Jovem Empreendedor Rural”, no Assentamento Favela.

A apresentação contou com a participação de pais e responsáveis. A atividade iniciou com momento de reflexão “O NÓ DE AFETO”, sobre o cuidado e responsabilidade na formação dos filhos. Após o texto as mães dialogaram sobre suas experiências maternas e algumas se emocionaram com os relatos. “Foi um momento incrível”, destacou a articuladora do projeto, Júlia Costa.

“Ontem fizemos a apresentação do projeto aos pais e responsáveis e aplicamos dinâmicas na intenção de fortalecer a necessidade do apoio. Algumas mães tiveram a oportunidade de relatar suas experiências maternas e outras até se emocionaram contando essas histórias”, complementou.

A primeira edição do projeto foi realizada no polo Maísa. Os jovens participaram do plano de ação denominado “Meu projeto de vida”. A iniciativa promoveu o desenvolvimento pessoal e profissional desse grupo. São exploradas as habilidades, talentos, capacidades empreendedoras, oportunidades, entre outros aspectos.

Além do Assentamento Favela, outras quatro comunidades rurais também contarão com ações do programa. “Nós escolhemos mais cinco comunidades e iniciaremos essa nova etapa pelo Assentamento Favela. Iremos trabalhar também nas comunidades de Cordão de Sombra I, Mulunguzinho, Novo Espinheirinho e Boa Fé. Acredito que concluiremos esta etapa até agosto”, explicou. A estimativa da Seadru é contar com 14 jovens no Assentamento Favela; 12 em Cordão de Sombra e também em Mulungunzinho; e 10 em Novo Espinheirinho e Boa Fé.

O projeto “Jovem Empreendedor Rural” acontece dentro do programa “Mossoró Rural” e é desenvolvido em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN).