sexta-feira - 02/06/2023
Projeto desenvolvido em UBS de Mossoró aborda benefícios das plantas medicinais
Por: Thiago Braga
A Prefeitura de Mossoró iniciou nesta semana o projeto “Saúde e Saberes Populares”, com atividades desenvolvidas na Atenção Primária à Saúde. A iniciativa trabalha com a população local das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) os benefícios das plantas medicinais e fitoterápicos de forma in natura. Inicialmente, o projeto é desenvolvido com equipes e usuários da UBS Dr. Francisco Nazareno Pereira Gurgel, no bairro Bom Pastor.
No projeto, as equipes abordam com a comunidade o cultivo das plantas medicinais e seus benefícios à saúde. Além disso, os profissionais esclarecem aos usuários acerca da utilização das plantas, contribuindo para uma melhor qualidade de vida e valorização dos saberes populares.
Neste primeiro momento, o projeto elencou cinco plantas comuns na região e que possuem eficácia comprovada cientificamente, são elas: babosa; cidreira: capim santo; malvarisco; boldo nacional.
“Primeiramente, apresentamos o projeto à comunidade que demonstrou interesse e entusiasmo em conhecer mais sobre a medicina tradicional. Além disso, os usuários compartilharam saberes, sugestões e conhecimentos acerca das plantas”, explicou Dorisângela Lima, assistente social.
No lançamento do projeto, a equipe da Ufersa falou sobre a importância das plantas medicinas e fitoterápicos. Na programação, os usuários e profissionais visitaram a área verde da UBS, receberam mudas de plantas e participaram de momento de degustação de chás e sucos naturais.
“Por meio de espaços coletivos e de diálogo, os usuários terão oportunidade de fala e interação, de modo a valorizar a diversidade cultural, aliando seus costumes, saberes e tradições à ciência, ampliando a autonomia dos usuários e fortalecendo o elo da comunidade com a UBS na humanização da assistência à saúde”, ressaltou Dorisângela Lima.
O projeto é desenvolvido em parceria com os cursos de agronomia e medicina da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). Além disso, o Centro de Produção de Mudas da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) e da Gerência de Práticas Integrativas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
O próximo encontro na UBS do bairro Bom Pastor será realizado no dia 30 de junho, às 8h30.